Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Ex-secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua assume superintendência da Polícia Federal em Pernambuco

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Pádua foi Secretário de Defesa Social por quatro anos, de junho de 2017 a junho de 2021

Pádua foi Secretário de Defesa Social por quatro anos, de junho de 2017 a junho de 2021

Foto: Reprodução/g1

19/01/2023
    Compartilhe:

O ex-secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antonio de Pádua Vieira Cavalcanti, foi nomeado para o cargo de superintendente da Polícia Federal (PF) no Estado. 

Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a nomeação de Antonio foi assinada pelo Ministro da Casa Civil, Rui Costa, conforme publicado na edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira (18). 

Na ocasião, o ministro também dispensou o chefe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Pernambuco, Antonio Vital de Moraes Júnior, contudo, não nomeou, ainda, um substituto para o cargo.

Pádua foi Secretário de Defesa Social por quatro anos, de junho de 2017 a junho de 2021. O mesmo colocou o cargo à disposição quando, em maio de seu último ano à frente da pasta, durante protestos pacíficos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro no centro do Recife, o comando de tropa do Batalhão de Choque na rua “se sentiu autônomo”, como adjetivou o então Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e autorizou a repressão violenta do movimento, sem a consulta e sem a permissão do secretário.

A atitude acarretou no saldo de dois homens atingidos nos olhos por balas de borracha; ambos ficaram cegos nos olhos atingidos. A vereadora do Recife Liana Cirne (PT) também foi vítima; a legisladora recebeu um jato de spray de pimenta no rosto quando foi questionar a polícia. 

O novo chefe da PF em Pernambuco é servidor de carreira da corporação. De 2000 a 2003, foi oficial da promotoria do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Ainda em 2003, assumiu o cargo de delegado da Polícia Federal e foi chefe da Delegacia de Entorpecentes e chefe do Setor de Inteligência e da Delegacia de Polícia Marítima.

Em 2013 e 2014, foi o coordenador regional adjunto de segurança para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo.

Ouça a nota de Assíria Florêncio sobre o assunto clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook