Ex-secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua assume superintendência da Polícia Federal em Pernambuco
Pádua foi Secretário de Defesa Social por quatro anos, de junho de 2017 a junho de 2021

Foto: Reprodução/g1
O ex-secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antonio de Pádua Vieira Cavalcanti, foi nomeado para o cargo de superintendente da Polícia Federal (PF) no Estado.
Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a nomeação de Antonio foi assinada pelo Ministro da Casa Civil, Rui Costa, conforme publicado na edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira (18).
Na ocasião, o ministro também dispensou o chefe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Pernambuco, Antonio Vital de Moraes Júnior, contudo, não nomeou, ainda, um substituto para o cargo.
Pádua foi Secretário de Defesa Social por quatro anos, de junho de 2017 a junho de 2021. O mesmo colocou o cargo à disposição quando, em maio de seu último ano à frente da pasta, durante protestos pacíficos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro no centro do Recife, o comando de tropa do Batalhão de Choque na rua “se sentiu autônomo”, como adjetivou o então Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e autorizou a repressão violenta do movimento, sem a consulta e sem a permissão do secretário.
A atitude acarretou no saldo de dois homens atingidos nos olhos por balas de borracha; ambos ficaram cegos nos olhos atingidos. A vereadora do Recife Liana Cirne (PT) também foi vítima; a legisladora recebeu um jato de spray de pimenta no rosto quando foi questionar a polícia.
O novo chefe da PF em Pernambuco é servidor de carreira da corporação. De 2000 a 2003, foi oficial da promotoria do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Ainda em 2003, assumiu o cargo de delegado da Polícia Federal e foi chefe da Delegacia de Entorpecentes e chefe do Setor de Inteligência e da Delegacia de Polícia Marítima.
Em 2013 e 2014, foi o coordenador regional adjunto de segurança para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo.
Ouça a nota de Assíria Florêncio sobre o assunto clicando no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/06/2025
Pernambuco terá domingo com tempo parcialmente nublado e chuvas rápidas, diz APAC
No Sertão de Pernambuco e no São Francisco, o clima será de nublado a...
- Por REDAÇÃO
- 14/06/2025
Apac: fim de semana será de chuvas pontualmente fortes na RMR, Zona da Mata e Agreste
Estado de observação é válido até este domingo (15)
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
Taxa de analfabetismo em Pernambuco permanece em 10%, aponta IBGE
Estado ainda enfrenta desafios educacionais, especialmente entre idosos,...
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
MPPE firma acordos para regular festejos juninos em quatro cidades de Pernambuco
Termos de Ajustamento de Conduta garantem segurança, organização e...
- Por REDAÇÃO
- 12/06/2025
Defesa Civil: novo sistema de alerta por telefone será testado em quatro cidades de Pernambuco
Celulares 4G e 5G de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca e Caruaru...
- Por REDAÇÃO
- 12/06/2025
Pernambuco registra crescimento de 31,3% no polo de produção industrial
Os números são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgada pelo IBGE