Evento reuniu empresários, políticos e representantes da sociedade civil

Foto: Lucas Arruda/CBN Recife
O Seminário "Construindo Caminhos para o Desenvolvimento - Infraestrutura Econômica de Pernambuco", foi realizado na manhã desta quarta-feira (17), no auditório do RioMar Trade Center 5, pela Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe) e pelo Grupo Atitude Pernambuco. Cerca de 200 pessoas estiveram presentes, entre empresários, políticos, como a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o senador Fernando Dueire (MDB), e agentes da infraestrutura no estado.
Promovendo um contato entre as entidades do governo e o empresariado, com auditório lotado, o Seminário contou com a realização de seis palestras voltadas ao setor de infraestrutura, com foco nas áreas de mobilidade, estradas, transição energética e Suape. Assuntos como o Arco Metropolitano e as estradas que cortam o estado de Pernambuco também foram pleiteados.
O presidente da Fiepe, Bruno Veloso, destacou a importância das discussões pleiteadas ao longo do evento.
“Esse evento, como o nome diz, é buscando caminhos para o desenvolvimento. Um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento do nosso estado são as infraestruturas. Sem esse pilar nós não conseguiremos atrair investimento para o nosso estado e temos que criar um ambiente favorável para que empresas se instalem aqui. É entender, procurar contribuir da forma que for possível para que esse assunto seja discutido e que a gente possa desenvolver o nosso estado”, conta
O secretário de Infraestrutura de Pernambuco, Diogo Bezerra, também esteve presente no evento. Ele destacou a importância das discussões também para apresentar o que já está sendo feito no estado.
“Suape é o maior porto da região nordeste, está entre os cinco maiores do Brasil. Nós temos aqui também o Porto do Recife, que é o maior movimentador de malte e cevada, que atendem o nosso polo do cervejeiro. A gente tem a segunda maior companhia de gás da região nordeste, empatada em primeiro com a da Bahia. Então a gente veio para trabalhar os desafios de curto prazo, mas entender também aqueles ativos que nos tornam o destino com a melhor estrutura para investidores aqui em toda a região nordeste”, destaca.
Presidente do Grupo Atitude Pernambuco, Guilherme Ferreira aponta que as discussões foram importantes para mostrar aquilo que precisa de maior celeridade no setor de infraestrutura.
“A importância do evento é exatamente unir a classe empresarial e a sociedade civil com os órgãos do governo, no sentido de que a gente determine juntamente com eles quais são os nossos anseios, o que é que a gente entende que é urgente. O que a gente precisa dar maior celeridade para conseguir desenvolver o Estado de Pernambuco de uma forma mais rápida”, afirma.
Ouça a matéria do repórter Lucas Arruda no 'Play' acima
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Plataforma de monitoramento do rodízio de água é lançada em Pernambuco
O programa disponibiliza um diagnóstico do abastecimento de água
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Pernambuco abre licitação para construção de mais oito CEUs da Cultura
O estado contará com 12 equipamentos voltados à inclusão social a partir...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Penambuco lança editais de R$ 22 mi para ciência, inovação e desenvolvimento regional
As iniciativas fazem parte do Programa Inova PE, que prevê um investimento...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Copergás apresenta micro-ônibus sustentável como alternativa para o transporte público nos municípios
A iniciativa é fruto de uma parceria com a montadora Volare
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Roubo à estação da Compesa em Vicência deixa 100 mil pessoas sem água
Cinco cidades e quatro distritos só devem ter o abastecimento normalizado no...
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
TCE aponta irregularidades em contrato de limpeza urbana de Gravatá, no Agreste
Relatório apontou um superfaturamento de mais de R$ 1 milhão