Mesmo com alguns desafios, como a substituição de 221 urnas que apresentaram problemas técnicos e a pandemia do novo coronavírus, órgão aponta que o primeiro turno da eleições municipais foi tranquilo

Foto: Reproducao / G1
Após o final do primeiro turno das Eleições Municipais do Recife, realizado neste domingo (15), é possível repercutir como foi realizada a votação na capital pernambucana. De maneira geral, os cidadãos ressaltaram que o processo eleitoral foi feito de maneira tranquila, mesmo diante da condições referentes à crise sanitária mundial, provocada pela pandemia do novo coronavírus. Inclusive, foi perceptível a adesão da grande maioria da população das medidas de segurança: máscara, álcool em gel e distanciamento social.
No entanto, alguns problemas estiveram presentes na decisão da nova gestão municipal, muitos antigos, como a poluição das ruas com panfletos jogados no chão, outros contrários à necessidade atual da pandemia, como aglomerações e festas na frente de alguns colégios eleitorais. Além disso, seis pessoas foram presas em flagrante,por suspeita de compra de votos, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco. De acordo com Secretaria de Defesa Social (SDS) , as seis pessoas foram levadas para a delegacia da cidade. O órgão informou que não há políticos envolvidos nesse caso e todos os autuados em flagrante serão encaminhados para a audiências de custódia.
Ao longo do dia, foi informado pelo Tribunal Regional Eleitoral em Pernambuco (TRE-PE) que cerca de 211 urnas eletrônicas tiveram que ser substituídas por problemas técnicos. Em entrevista concedida ao programa CBN Recife, o diretor do TRE-PE, Orson Lemos, ressaltou que os defeitos das máquinas não representam agravantes para o processo. ‘’Nós já preparamos 18.771 urnas e preparamos 1.700 de contingência. Historicamente, é um percentual mínimo. Na hora de substituir, é mantido o sigilo do voto, é mantido os votos das que ficaram inoperantes, são transferidos para a nova urna, sem identificação de ninguém, sem identificação dos votos. É garantido o sistema e não há perda nenhuma dos votos’’, explica o diretor, que comemora o dia de votação calmo, mesmo com alguns desafios: “foi mais simples do que uma Eleição Geral”.
Confira outras informações na entrevista completa com Orson Lemos, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Câmara de Pesqueira rejeita CPI contra prefeito e vereadores acusados de corrupção
Proposta para investigar suposto esquema de desvio de R$ 15,6 milhões teve...
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Vereador do Recife propõe PL para criar Dia Municipal de Combate à Cristofobia
A proposta de Alef Collins (PP) está na fase de emendas na Casa de José...
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Silvio Costa Filho retorna à presidência do Republicanos em Pernambuco
O atual presidente da legenda, Samuel Andrade, passa ao comando da...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Comissão de Justiça da Alepe aprova pedido de empréstimo de R$ 1,5 bilhão do Governo de Pernambuco
Projeto foi aprovado na CCLJ e ainda precisa passar por mais duas comissões...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Mendonça Filho vai convidar ministro Ricardo Lewandowski para discussão da PEC da Segurança na CCJ
A PEC da Segurança Pública foi entregue ao Congresso pelo presidente Lula...
- Por REDAÇÃO
- 28/04/2025
Simplex: João Campos lidera pesquisa ao Governo de Pernambuco com 56,5%
Raquel Lyra tem 26% no cenário estimulado; desaprovação da gestão...