A ciranda é uma manifestação cultural que envolve dança em roda, música e poesia. O Frevo é um ritmo musical e dança popular, muito tradicional aqui no estado de Pernambuco.

Foto: Divulgação
Nesta sexta-feira (17), o Frevo e Ciranda do Nordeste foram oficializados como Patrimônios Culturais do Brasil. O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Larissa Peixoto, participaram das cerimônias.
A Ciranda do Nordeste é uma manifestação cultural que envolve dança em roda, música e poesia, e foi reconhecida, por unanimidade, como Patrimônio Cultural do Brasil no dia 31 de agosto deste ano.
Já o Frevo, ritmo musical e dança popular, muito tradicional aqui no estado de Pernambuco, foi registrado como Patrimônio Cultural do Brasil em 2007, mas foi revalidado este ano após a avaliação das mudanças pelas quais passou desde então. Em 2012, o Frevo foi considerado Patrimônio Cultural da Humanidade durante a 7ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, na sede da Unesco, em Paris.
Ouça a nota do repórter João Paulo Ribeiro, clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Festival Internacional de Dança do Recife abre convocatória para espetáculos e performances
Inscrições para a 28ª edição do evento começam em 13 de maio e seguem...
- Por REDAÇÃO
- 26/04/2025
Prefeitura de Garanhuns abre inscrições para artistas participarem do Festival de Inverno 2025
Programação no Agreste acontecerá entre 10 e 27 de julho
- Por REDAÇÃO
- 25/04/2025
Palco Giratório 2025 estreia no Recife com homenagem ao circo e foco em diversidade cultural
Projeto nacional de artes cênicas reúne 16 grupos de todo o Brasil e...
- Por REDAÇÃO
- 25/04/2025
Teatro de Santa Isavel recebe o Grand Petit Concert nesta sexta-feira
Repertório da noite faz uma conexão entre as duas culturas por meio da...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Cine PE chega à 29ª edição com recorde de inscritos e sessões gratuitas
Festival exibe 38 produções e homenageia o ator Júlio Andrade; “Os...
- Por REDAÇÃO
- 22/04/2025
Festa da Pitomba contará novamente com polo alternativo na Praça do Viaduto de Prazeres
Programação terá três dias de shows com artistas locais