Governadora participa da reabertura dos trabalhos legislativos da Assembleia Legislativa de Pernambuco
A presença da gestora estadual ocorre mediante ao embate jurídico entre a Alepe e o Executivo estadual

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) retomou os trabalhos legislativos nesta quinta-feira (1º). A Reunião Ordinária, realizada no plenário da Casa Joaquim Nabuco, marcou a reabertura das atividades para 2024 após o recesso parlamentar. O evento contou com a presença da governadora Raquel Lyra, além de deputados e secretários.
Na abertura da sessão, a governadora Raquel Lyra deu início ao ano legislativo reforçando os compromissos com Pernambuco e destacando a necessidade de diálogo com os parlamentares.
A presença da gestora estadual ocorre mediante ao embate jurídico entre a Alepe e o Executivo estadual. O Governo do Estado entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), no Supremo Tribunal Federal (STF), para derrubar trechos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) aprovada pela Casa, no ano passado.
No entanto, o Legislativo respondeu à iniciativa do Governo no Supremo, pedindo o indeferimento da medida liminar solicitada pelo Governo do Estado por ausência dos requisitos jurídicos para tal recurso, além da declaração da improcedência do pedido de suspensão de trechos da LDO.
A presença da gestora estadual na reunião não era obrigatória, ela poderia enviar um representante do Executivo para o evento, porém, mesmo com essa alternativa, Raquel Lyra participou da reabertura da casa.
Ouça a matéria do repórter Israel Teixeira, clicando no ‘play’ acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Cinco barragens de Pernambuco estão em situação de risco com menos de 15% da capacidade
As barragens estão localizadas no Agreste e Mata Sul de Pernambuco
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Aneel aprova aumento de 3% nas tarifas de energia elétrica em Pernambuco
Nova medida já passa a valer a partir do dia da aprovação
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Comércio do Recife terá funcionamento facultativo no feriado de 1º de Maio
Shoppings da Região Metropolitana operam em horário especial; lojistas...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Pernambuco anuncia investimento de R$ 110,9 milhões em obras de abastecimento de água
No total, 17 projetos de ordens de serviço e aberturas de licitações foram...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Caso Beatriz: recurso da defesa do réu Marcelo da Silva é negado pelo STJ
Com a negativa da Corte superior, o réu confesso vai a júri popular
- Por REDAÇÃO
- 28/04/2025
Governo de Pernambuco reabre confirmações para o Programa Mães de Pernambuco
Benefício de R$ 300 mensais é destinado a 100 mil mães em situação de...