Governo de Pernambuco realiza projeto com plantio de mais de 1 mil mudas nas escolas da rede estadual
Plantar Juntos Educação alia ensino e conscientização ambiental e pode ser acompanhada por aplicativo

Foto: Filipe Jordão/Ascom PE
As escolas públicas estaduais de Pernambuco receberam, pelo segundo ano consecutivo, o Plantar Juntos Educação, iniciativa que alia ensino e conscientização ambiental. A cerimônia de abertura aconteceu na Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFEM) Francisco de Paula Correia de Araújo, em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. Mais de mil mudas de espécies nativas foram plantadas, envolvendo toda a rede estadual, composta por 1.064 escolas e cerca de 500 mil alunos.
O projeto busca não apenas o plantio, mas também a gestão das mudas por alunos e professores, estimulando a participação de toda a comunidade escolar, incluindo familiares e funcionários, para fortalecer a preservação ambiental.
O Plantar Juntos Educação é fruto da parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha e a Secretaria de Educação de Pernambuco. A iniciativa integra um programa mais amplo, o Plantar Juntos, política pública estadual que pretende plantar 4 milhões de árvores até 2026, visando recuperar e expandir a cobertura vegetal do estado. Além da educação, o programa abrange outros quatro eixos: empresas (ASG), organizações, municípios e cidadãos.
As mudas utilizadas no projeto foram doadas por parceiras do programa. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) contribuiu com 700 mudas de sete espécies diferentes, enquanto a Brascon Soluções em Resíduos disponibilizou mais 400 mudas de duas espécies. Essa colaboração reforça a capacidade do Plantar Juntos de conectar instituições que possuem mudas com espaços e pessoas interessadas em realizar o plantio.
O Plantar Juntos Educação também está alinhado ao tema do ano letivo de 2025 nas escolas estaduais: “Vidas, escolas e comunidades: educar para a promoção da justiça socioambiental”. Além disso, o programa contribui diretamente para três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: cidades e comunidades sustentáveis, ação climática e vida terrestre.
O acompanhamento das mudas plantadas pode ser feito pelo aplicativo Plantar Juntos, disponível na Play Store e App Store. Escolas interessadas em participar podem solicitar mudas à Secretaria de Meio Ambiente pelo e-mail “[email protected]” ou entrando em contato com a unidade de educação ambiental da Secretaria de Educação de Pernambuco.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 28/04/2025
Projeto planta 500 mil mudas para restaurar biodiversidade da Caatinga em Pernambuco
Iniciativa da CPRH e Fundação Araripe visa recuperar áreas degradadas,...
- Por REDAÇÃO
- 26/04/2025
Turista é ferida por tubarão em Fernando de Noronha e ICMBio investiga irregularidade
Incidente ocorreu durante sessão de fotos subaquáticas; suspeita é de...
- Por REDAÇÃO
- 21/04/2025
Feriado tem chuvas fracas a moderadas em todo o estado, segundo a Apac
Precipitações serão rápidas durante o dia; nesta terça, não há...
- Por REDAÇÃO
- 15/04/2025
Comunidade da Goodyear, em Jaboatão, sobrevive entre a lama e o progresso
Às margens do Rio Tejipió, os moradores tem sofrido com intervenções no...
- Por REDAÇÃO
- 09/04/2025
MPPE recomenda que CPRH e Ipojuca cumpram legislação ambiental para instalação de empreendimentos na orla
Instituições têm dez dias para acatar ou não a recomendação
- Por REDAÇÃO
- 04/04/2025
Projeto oferece solução sustentável para lodo tóxico do jeans no polo têxtil de Pernambuco
O objetivo é transformar os resíduos em cápsulas que podem ser utilizadas...