Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Esportes

Governo e CBF oficializa acordo para compartilhamento de dados de torcedores

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

O projeto “Estádio Seguro” tem como objetivo monitorar e cruzar dados dos torcedores, visando implementar políticas de segurança e controle do público nesses locais.

20/09/2023
    Compartilhe:

O projeto “Estádio Seguro” tem como objetivo monitorar e cruzar dados dos torcedores, visando implementar políticas de segurança e controle do público nesses locais.

Foto: Reprodução/ Via G1

Os ministérios da Justiça e Segurança Pública e do Esporte, em colaboração com a Confederação Brasileira de Esportes (CBF), oficializaram, nesta quarta-feira (20), um acordo de cooperação técnica denominado "Estádio Seguro". O projeto tem como objetivo monitorar e cruzar dados dos torcedores que frequentam estádios e arenas em todo o país, visando implementar políticas de segurança e controle do público nesses locais.

O projeto “Estádio Seguro” abrange a prevenção e repressão de infrações penais, incluindo a identificação de torcedores com medidas judiciais de afastamento, pessoas desaparecidas e indivíduos com mandados de prisão em aberto.

O projeto-piloto já está em fase de testes no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, com a utilização de catracas inteligentes. A adesão das federações estaduais, clubes e gestores de estádios é opcional, mas a CBF e o governo esperam que essa iniciativa contribua significativamente para combater a violência e o racismo nos eventos esportivos.

A meta é que o Estádio Seguro entre em operação ainda este ano, inicialmente em jogos das séries A e B do Campeonato Brasileiro, abrangendo desde a venda de ingressos até o acesso aos estádios. Além disso, o acordo busca coibir a prática de cambismo, vinculando ingressos ao CPF dos torcedores.

Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook