Primeira etapa das obras deve ser concluída em junho de 2026
Foto: Aluísio Moreira/Compesa
O Governo de Pernambuco iniciou a primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário de Porto de Galinhas, em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife. Com a implementação, cerca de 19 mil pessoas dos bairros do Merepe e Vila de Porto de Galinhas devem passar a ter acesso a saneamento. Além disso, também já estão sendo realizadas intervenções para a melhoria do abastecimento na área das piscinas naturais.
A intervenção é realizada por meio da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Ao todo, foi destinado um investimento de R$ 65 milhões, viabilizado com recursos do Banco do Nordeste (BNB).
O serviço inicia na Rua Cajueiro, no Centro, com assentamento de 400 metros de rede coletora de esgoto. A previsão é que as atividades no local sejam concluídas até 6 de setembro. Na sequência, as obras chegam às Ruas Cedro e Baobás.
Ao todo, serão implantados 18 quilômetros de rede coletora de esgoto e recuperados mais 2,5 km. Ainda serão construídas pelo projeto uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade de tratamento de 85 l/s e três estações elevatórias, além de recuperada uma estação elevatória em operação atualmente pela Prefeitura de Ipojuca. Também haverá a implantação de 2.500 ligações de esgoto.
A previsão é de que esta primeira etapa seja concluída em junho de 2026. A segunda etapa do projeto, que será executada pelo parceiro privado do programa Cidade Saneada, terá como objetivo a expansão da rede coletora de esgoto no distrito, beneficiando a praia do Cupe.
Já a melhoria do abastecimento na área das piscinas naturais de Porto de Galinhas, devem contemplar oito mil pessoas que hoje estão sem acesso à água ou com abastecimento descontínuo. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos no prazo de dois meses.
Os serviços consistem na implantação de 870 metros de rede de distribuição de 150mm de diâmetro na Rua da Posteação, com interligações nas ruas transversais, para melhoria no setor de abastecimento de água que abrange o trecho entre a Estrada de Maracaípe e a Rua das Piscinas Naturais. O investimento é da ordem de R$ 420 mil.
Ouça a nota da repórter Aline Melo no 'Play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 11/10/2024
MPPE oferece denúncia contra acusado de matar sogro a tiros em Belém do São Francisco
Crime aconteceu em setembro de 2024 em uma rua movimentada
- Por REDAÇÃO
- 10/10/2024
Caminhada Sim à Vida vai reunir fiéis católicos em Boa Viagem neste domingo
A caminhada seguirá seu percurso tradicional, saindo do Edifício Castelinho...
- Por REDAÇÃO
- 10/10/2024
Ministério das Comunicações vai instalar torres de internet em favelas do Grande Recife
Objetivo é expandir o acesso à internet em todo o país
- Por REDAÇÃO
- 10/10/2024
Plano de redução de desastres do Ministério das Cidades será implementado em Paulista
Outras nove cidades no Brasil também serão contempladas nos próximos...
- Por REDAÇÃO
- 10/10/2024
Pernambuco tem mais de 68 mil vítimas de trabalho infantil; ação de enfrentamento é realizada nesta quinta
Mobilização será realizada no Centro do Recife
- Por REDAÇÃO
- 10/10/2024
Justiça mantém bloqueio de bens de Gusttavo Lima, Deolane Bezerra e outros investigados
A decisão foi tomada nesta quarta-feira (9)