Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Acontece

Hospital Miguel Arraes realiza nova campanha de doação de sangue; confira como doar


Por: REDAÇÃO Portal

Hemocentro de Pernambuco integra esforços em nova edição

23/05/2025
    Compartilhe:

Hemocentro de Pernambuco integra esforços em nova edição

Foto: Reprodução/GSV

Mais uma vez, o Hospital Miguel Arraes (HMA/FGH) une esforços com o Hemocentro de Pernambuco para realizar uma nova edição da Campanha de Doação de Sangue. A ação ocorrerá na próxima semana, nos dias 27 e 28 de maio, no bloco administrativo do hospital. Com o tema “Doar sangue: o jeito mais fácil de ser herói”, a campanha será realizada das 8h30 às 15h30, com uma pausa para o almoço.

Segundo o setor de Captação do Hemope, os estoques de sangue de todos os tipos estão em estado crítico, uma situação agravada pelas chuvas recentes, que reduziram significativamente o número de doadores. A expectativa é de que esta iniciativa, que faz parte do Programa de Coleta Externa do Hemope, contribua para reverter esse cenário.

A doação de sangue é um procedimento simples, seguro e que pode salvar até quatro vidas com uma única bolsa coletada. Estão aptos a doar pessoas entre 18 e 60 anos, que pesem mais de 50 kg e estejam com a saúde em dia. Adolescentes entre 16 e 18 anos também podem doar, desde que acompanhados dos pais ou de um responsável legal com documento de identificação com foto. Para quem tem mais de 60 anos, é necessário já ser doador cadastrado no Hemope.

Os intervalos para doação variam: homens podem doar até quatro vezes por ano (com intervalo mínimo de três meses), mulheres até três vezes (com quatro meses de intervalo), e pessoas acima de 60 anos podem doar a cada seis meses. No dia da doação, o voluntário não deve estar em jejum – é recomendado ter feito uma refeição leve. Também é essencial não ter consumido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, não apresentar sintomas gripais nos últimos 15 dias e portar um documento oficial com foto, como RG, carteira de trabalho, CNH, passaporte ou certificado de reservista. Crachás não são aceitos.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook