Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Economia

IBGE divulga inflação para o Grande Recife e números da produção industrial pernambucana

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

O resultado é o pior entre os 15 locais pesquisados e o percentual mais baixo desde abril de 2020

O resultado é o pior entre os 15 locais pesquisados e o percentual mais baixo desde abril de 2020

Foto: Reprodução/G1

09/10/2021
    Compartilhe:

O índice de produção industrial de agosto em Pernambuco está em 12% comparando com o mês anterior, segundo a Pesquisa Industrial Mensal Regional (PIM-PF). O resultado é o pior entre os 15 locais pesquisados e o percentual mais baixo desde abril de 2020, segundo avaliação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. A retração no Estado contribuiu para a queda nacional que fechou o mês com diminuição de 0,7%.

A gerente de planejamento e gestão do IBGE em Pernambuco, Fernanda Estelita. 

“O setor de perfumaria, sabões, produtos de limpeza e higiene pessoal, junto com o setor de outros produtos químicos, tiveram forte influência no índice final em função da representatividade dessas atividades na indústria pernambucana”

Comparando agosto deste ano com o 2020, o Estado teve o terceiro pior percentual com o índice da produção industrial, com recuo de 13,5%, à frente apenas do Nordeste (-17,2%) e da Bahia (-13,8%). Já o Brasil teve novamente uma queda de 0,7%. Época que as medidas do distanciamento eram mais rígidas do que as atuais. 

No acumulado do ano de 2021 (janeiro-agosto), frente a igual período do ano anterior, os resultados de Pernambuco foram melhores, com alta de 4,2%. Ainda assim, a porcentagem está abaixo da média nacional (9,2%). Já na variação acumulada nos últimos 12 meses (de setembro de 2020 a agosto de 2021), Pernambuco avançou 5,7%, novamente atrás da média brasileira, que foi de 7,2%. 

Confira mais informações na reportagem de Fernando Alvarenga, clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook