De acordo com o IBGE, Pernambuco segue ocupando a posição do sétimo Estado mais populoso do país em comparação ao Censo 2010

Foto: Divulgação/IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou a divulgar os dados do Censo 2022. Em Pernambuco, foram apresentados os Resultados de População e Domicílios, registrando 9.058.155 habitantes, o que representa 4,46% do total da população brasileira.
De acordo com o IBGE, Pernambuco segue ocupando a posição do sétimo Estado mais populoso do país em comparação ao Censo 2010, sendo também o segundo mais populoso do Nordeste, atrás apenas da Bahia. Em 2010, a população pernambucana era de 8.796.448 habitantes. A taxa de crescimento geométrica de 2010 até 2022 foi de 0,24% ao ano.
O coordenador Técnico do Censo 2022 em Pernambuco, João Marcelo Santos, detalha a importância da pesquisa para que se possa ter um dimensionamento do índice de habitantes não só nos municípios, mas em todo o território nacional.
Ainda de acordo com os dados, a cidade pernambucana com maior crescimento em números absolutos foi Petrolina, que passou de 293.962 para 386.786 habitantes de um censo para outro, demonstrando um aumento de 31,6%. Olinda ocupa a 7ª posição em cidades mais densamente habitadas do país e a capital pernambucana é a 12ª cidade brasileira mais densamente povoada. Os dois municípios ficaram entre as cidades mais densamente povoadas do Brasil, segundo o IBGE.
Ouça a matéria do repórter Israel Teixeira, clicando no ‘play’ acima
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/06/2025
Pernambuco terá domingo com tempo parcialmente nublado e chuvas rápidas, diz APAC
No Sertão de Pernambuco e no São Francisco, o clima será de nublado a...
- Por REDAÇÃO
- 14/06/2025
Apac: fim de semana será de chuvas pontualmente fortes na RMR, Zona da Mata e Agreste
Estado de observação é válido até este domingo (15)
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
Taxa de analfabetismo em Pernambuco permanece em 10%, aponta IBGE
Estado ainda enfrenta desafios educacionais, especialmente entre idosos,...
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
MPPE firma acordos para regular festejos juninos em quatro cidades de Pernambuco
Termos de Ajustamento de Conduta garantem segurança, organização e...
- Por REDAÇÃO
- 12/06/2025
Defesa Civil: novo sistema de alerta por telefone será testado em quatro cidades de Pernambuco
Celulares 4G e 5G de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca e Caruaru...
- Por REDAÇÃO
- 12/06/2025
Pernambuco registra crescimento de 31,3% no polo de produção industrial
Os números são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgada pelo IBGE