Ao todo, oito estados estão sob alerta amarelo e nove sob alerta laranja

Foto: Divulgação/ Inmet
Com o tempo seco e quente em todas regiões do país, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um estado de alerta de perigo para baixa umidade.
Os alertas são divididos por cores: amarelo, laranja e vermelho. O primeiro representa "perigo potencial" e o segundo e o terceiro representam "perigo" e "grande perigo", respectivamente. Ao todo, oito estados estão sob alerta amarelo e nove sob alerta laranja. Pernambuco está no alerta amarelo.
Apesar do inverno ser uma estação tradicionalmente com temperaturas mais amenas e seca, a ausência da chuva é agravada pelas altas temperaturas em alguns locais, causadas pelo fenômeno do El Ninõ. No Nordeste podem ocorrer baixos acumulados de chuva na costa leste da região, especialmente no litoral sul da Bahia, por conta do transporte de umidade vindo do oceano.
O instituto ainda traz instruções para manter a hidratação neste período, evitando o desgaste físico nas horas mais secas e evitar também a exposição ao sol nos horários de pico.
Ouça a nota da repórter Ana Júlia Duarte clicando no play acima
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/04/2025
Comunidade da Goodyear, em Jaboatão, sobrevive entre a lama e o progresso
Às margens do Rio Tejipió, os moradores tem sofrido com intervenções no...
- Por REDAÇÃO
- 09/04/2025
MPPE recomenda que CPRH e Ipojuca cumpram legislação ambiental para instalação de empreendimentos na orla
Instituições têm dez dias para acatar ou não a recomendação
- Por REDAÇÃO
- 04/04/2025
Projeto oferece solução sustentável para lodo tóxico do jeans no polo têxtil de Pernambuco
O objetivo é transformar os resíduos em cápsulas que podem ser utilizadas...
- Por REDAÇÃO
- 29/03/2025
MPF arquiva investigação sobre relação entre Porto de Suape e ataques de tubarões em Pernambuco
Procuradora afirma que não há comprovação de que o complexo portuário...
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2025
Governo Federal reconhece situação de emergência por estiagem de Jatobá e Petrolina
As prefeituras dos municípios devem solicitar recursos federais para a...
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2025
Maioria do STF define que multa por crime ambiental é imprescritível
Para Zanin, reparação de danos ao meio ambiente é direito fundamental