Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Educação

Inscrições do Sisu começam nesta segunda

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Candidatos devem ter realizado o Enem 2023 sem ter zerado a redação

Candidatos devem ter realizado o Enem 2023 sem ter zerado a redação

Foto: Divulgação/MEC

22/01/2024
    Compartilhe:

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesta edição, são disponibilizadas 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições de educação superior. A inscrição para o Sisu é gratuita e segue até esta quinta-feira (25), por meio do Portal Único de Acesso. Os interessados devem ter realizado em 2023 o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter zerado a prova de Redação. O resultado do Sisu será divulgado no dia 30 de janeiro.

Para o Sisu 2024, todos os candidatos inscritos serão classificados conforme o seu desempenho no Enem, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino. De acordo com o Ministério da Educação, o processo respeita as alterações estabelecidas pela nova Lei de Cotas, e tem como objetivo "beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior". A oferta de vagas reservadas observará a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas e  quilombolas.

Outra novidade deste ano, é a lista de espera que poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular. Para isso, o candidato que não for selecionado na chamada regular deve manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro. 

 Ouça nota da repórter Taynã Olimpia no ‘play’ acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook