Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Economia

Juros do rotativo do cartão de crédito caem em fevereiro

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

A redução foi de 6,8 pontos percentuais no mês e 7,9 pontos percentuais em 12 meses

A redução foi de 6,8 pontos percentuais no mês e 7,9 pontos percentuais em 12 meses

Foto: Reprodução / G1

02/04/2024
    Compartilhe:

A taxa média de juros do cartão de crédito rotativo diminuiu para as famílias, caindo de 419,3% em janeiro para 412,5% ao ano em fevereiro deste ano. A redução foi de 6,8 pontos percentuais no mês e 7,9 pontos percentuais em 12 meses, conforme as Estatísticas Monetárias e de Crédito divulgadas pelo Banco Central nesta terça-feira (2).

O crédito rotativo, que dura 30 dias, é utilizado pelos consumidores quando não conseguem pagar o valor integral da fatura do cartão, resultando em um empréstimo com juros sobre o valor não pago. Apesar de ser conhecido pelas altas taxas, em janeiro deste ano entrou em vigor uma lei que limita os juros do rotativo a 100% do valor da dívida, ao invés dos mais de 400% ao ano atualmente cobrados. Contudo, essa medida se aplica apenas a novos financiamentos, o que explica os patamares ainda elevados nas estatísticas.

No caso do parcelamento, os juros diminuíram 3,3 pontos percentuais no mês e 7,3 pontos percentuais em 12 meses, chegando a 184,5% ao ano. Os juros das operações de cartão de crédito foram os principais responsáveis pela queda na taxa média de juros cobrada das famílias em fevereiro. Já os juros do cheque especial aumentaram 6 pontos percentuais no mês e reduziram 2,9 pontos percentuais em 12 meses, ficando em 131,8% ao ano. 

Considerando todas as modalidades de crédito para pessoas físicas, a taxa média atingiu 52,5% ao ano, com uma diminuição mensal de 0,1 ponto percentual e de 6,0 pontos percentuais em 12 meses.

No que diz respeito às operações com empresas, a taxa média alcançou 21,4% ao ano, com uma queda mensal de 0,9 ponto percentual e de 2,4 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse resultado foi influenciado, principalmente, pela diminuição mensal nas taxas médias das modalidades de desconto de duplicatas e outros recebíveis (1 ponto percentual), capital de giro com prazo superior a 365 dias (0,7 ponto percentual) e cartão de crédito rotativo (38,3 pontos percentuais).

Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook