Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Justiça cassa mandatos do prefeito e vice de Exu por abuso de poder político


Por: REDAÇÃO Portal

Obra divulgada nas redes sociais às vésperas da eleição de 2024 motivou decisão da Justiça Eleitoral; ex-prefeito também foi declarado inelegível por oito anos

05/05/2025
    Compartilhe:

Obra divulgada nas redes sociais às vésperas da eleição de 2024 motivou decisão da Justiça Eleitoral; ex-prefeito também foi declarado inelegível por oito anos

Foto: Emerson Rocha/ g1 Petrolina

A Justiça Eleitoral cassou os mandatos do prefeito de Exu, José Pinto Saraiva Júnior (PSD), e do vice-prefeito Francisco Afonso de Oliveira (PP), por abuso de poder político nas eleições municipais de 2024. A decisão, proferida nesta segunda-feira (5) pelo juiz João Victor Rocha da Silva, também declarou inelegível por oito anos o ex-prefeito Raimundo Pinto Saraiva Sobrinho (PSDB), acusado de usar as redes sociais para divulgar a realização de uma obra pública às vésperas do pleito. Para o magistrado, a ação afetou a normalidade e a legitimidade da eleição.

Segundo a sentença, o então prefeito Raimundinho Saraiva teria promovido, no dia 5 de outubro de 2024, uma obra de pavimentação nas redes sociais pessoais, configurando abuso de poder político. Apesar de não participarem diretamente do ato, Júnior Pinto e Chico Afonso, beneficiários da prática, tiveram seus diplomas cassados. A investigação foi movida pela coligação adversária “Unindo Forças para Transformar”, que também denunciou outras irregularidades não acolhidas pela Justiça por falta de provas suficientes.

A defesa dos gestores cassados anunciou que irá recorrer da decisão. "Respeitamos, mas discordamos, pois não há robustez nas provas”, declarou o advogado Alan Andrade. Raimundinho também afirmou que vai recorrer, alegando que usou suas redes pessoais para informar sobre o início de uma obra, não sua inauguração. Até que o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco julgue o recurso ou determine a execução imediata, prefeito e vice permanecem nos cargos. Caso a decisão seja mantida, Exu deverá passar por nova eleição.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook