Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Acontece

Leão XIV: Igreja Católica elege primeiro papa norte-americano após morte de Francisco


Por: REDAÇÃO Portal

Robert Francis Prevost, de 69 anos, assume o papado com o nome de Leão XIV e promete dar continuidade à linha reformista de seu antecessor

08/05/2025
    Compartilhe:

Robert Francis Prevost, de 69 anos, assume o papado com o nome de Leão XIV e promete dar continuidade à linha reformista de seu antecessor

Foto: Reprodução/ TV Globo

A fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina às 13h10 (horário de Brasília) desta quinta-feira (8) anunciou ao mundo a escolha do novo papa. No segundo dia de conclave, após quatro votações, os cardeais elegeram o norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, que adotou o nome de Leão XIV. A notícia foi recebida com emoção por milhares de fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano.

O anúncio oficial foi feito pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti, da sacada central da Basílica de São Pedro, com o tradicional "Habemus Papam". Minutos depois, Leão XIV fez sua primeira aparição pública, concedendo a bênção Urbi et Orbi e sendo ovacionado por fiéis do mundo inteiro. Ele sucede o Papa Francisco, falecido em 21 de abril de 2025, tornando-se o 267º pontífice da história da Igreja Católica.

Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Prevost é o primeiro papa oriundo de um país de maioria protestante. Apesar da origem norte-americana, passou grande parte de sua trajetória religiosa no Peru, onde atuou como missionário por duas décadas e se tornou cidadão peruano. Foi também bispo de Chiclayo e, mais recentemente, prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.

De perfil discreto, Leão XIV é reconhecido por sua formação sólida em teologia e direito canônico, além de sua postura reformista, alinhada às diretrizes de Francisco. Ingressou na vida religiosa aos 22 anos, foi ordenado padre em 1982 e enfrentou desafios em sua missão durante o governo autoritário de Alberto Fujimori no Peru. 
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook