Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Levantamento indica aumento de coberturas vacinais em 2022

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Quatro imunizantes tiveram aumento: BCG, Pólio, DTP e tetraviral

05/09/2023
    Compartilhe:

Quatro imunizantes tiveram aumento: BCG, Pólio, DTP e tetraviral

Foto: Reprodução - via G1

Um levantamento realizado pelo Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância Fiocruz/Unifase) demonstra que em 2022 houve um aumento na cobertura de quatro vacinas do Programa Nacional de Imunizações: BCG, Pólio, tríplice bacteriana (DTP) e a tetraviral. O estudo foi publicado no periódico científico National Library of Medicine com dados até 2021, e teve a atualização divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A decorrente queda nas taxas de cobertura vacinal desde 2015 tem sido uma preocupação das autoridades de saúde e pesquisadores, devido ao risco de ressurgimento de doenças já erradicadas, como a poliomielite e o sarampo, que também é um exemplo emblemático, pois retornou em 2016, devido à queda na vacinação.

No ano de 2022, a vacina BCG alcançou uma cobertura de 99,5%, representando um aumento de 19,7 pontos percentuais. Aplicada ao nascer, a vacina protege contra formas graves de tuberculose e tem como meta chegar a 90% dos bebês. A vacina contra a poliomielite, aplicada em três doses no primeiro ano de vida, também teve um aumento de 19,7 pontos percentuais, mas a cobertura ficou em 85,3%. A tríplice bacteriana (DTP) teve um aumento de 9,1 pontos percentuais, chegando a 85,5%, abaixo da meta de 95%. A tetraviral, que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela, teve um aumento de 3,5 pontos percentuais, atingindo uma cobertura de 59,6%, muito abaixo dos 95% desejados.

Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook