Lula critica exigências no acordo com UE e diz que premissa não deve ser 'desconfiança e sanção'
O encontro abordou temas como o meio ambiente, acordo Mercosul-União Europeia, ciência e direitos humanos

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve reunido com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen na segunda-feira (12) para tratar de assuntos de interesse internacional, como o meio ambiente, acordo Mercosul-União Europeia, ciência e direitos humanos.
Durante o encontro, o chefe de estado criticou a exigência ambiental acrescentada ao acordo Mercosul-União Europeia que visa a aplicação de sanções em caso de descumprimentos de obrigações dos países signatários.
"Expus à presidente von der Leyen as preocupações do Brasil com o instrumento adicional ao acordo, apresentado pela União Europeia em março deste ano, que amplia as obrigações do Brasil e as torna objeto de sanções em caso de descumprimento. A premissa que deve existir entre parceiros estratégicos é da confiança mútua, e não de desconfiança e sanções"
Ainda de acordo com Lula, os europeus aprovaram legislações que podem “prejudicar” o Brasil.
"A União Europeia aprovou leis próprias com efeitos extraterritoriais e que modificam o equilíbrio do acordo. Essas iniciativas representam restrições potenciais às exportações agrícolas e industriais do Brasil"
Ouça a notícia com a repórter Lara Sá, clicando no 'play' acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
Entenda a situação de Carla Zambelli após prisão na Itália
Decisão sobre extradição pedida pelo Brasil será da Justiça italiana
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Carla Zambelli é presa na Itália, segundo Ministério da Justiça; deputada estava foragida
Ela estava foragida na Itália, desde que foi condenada pelo Supremo...
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
8/1: Moraes autoriza desconto na pena de condenado por quebrar relógio
Antônio Cláudio Alves Ferreira participou de invasões ao Planalto
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Haddad: governo tem plano para socorrer setores afetados por tarifaço
Segundo Haddad, Casa Branca está interditando conversas
- Por REDAÇÃO
- 21/07/2025
Brasil não sairá da mesa de negociação com EUA, diz Haddad
Governo entregará “o melhor resultado fiscal dos últimos 12 anos”
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
PF cumpre mandados na casa de Bolsonaro; ex-presidente vai usar tornozeleira eletrônica
Ele ainda não poderá se comunicar com o filho, Eduardo Bolsonaro