Lula e Raquel Lyra assinam acordo que encerra disputa por Fernando de Noronha; Pernambuco e União farão gestão compartilhada
O acordo põe um fim na disputa judicial promovida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro que contestava o domínio territorial do arquipélago

Foto: Hesíodo Góes/ Secom
Durante visita a Pernambuco, nesta quarta-feira (22), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou juntamente com a governadora Raquel Lyra (PSDB), o acordo de compartilhamento do arquipélago de Fernando de Noronha. A homologação aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, sede da gestão estadual. A ilha pertence a Pernambuco desde que foi descoberta, em 1503. No entanto, entre 1942 e 1988, ele foi considerado um território federal, passando por diversas gestões, sendo reintegrado à terra dos altos coqueiros em 1988. Na ocasião, o ministro do STF, Ricardo Lewandowski falou sobre a iniciativa de compartilhar a gestão de Fernando de Noronha.
O acordo garante a melhoria na gestão das unidades de conservação da ilha e dá um fim na disputa judicial promovida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. A ação contestava o domínio territorial do arquipélago pelo Estado de Pernambuco. Na época, o governo federal argumentava que o estado era negligente com a administração de Noronha. O presidente Lula também destacou a importância de cuidar do arquipélago.
Com a assinatura, fica determinado que União desiste da ação que visava tomar para si o território. A negociação foi realizada pela Advocacia-Geral da União (AGU) e pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Agora, a administração da Ilha deverá coibir construções irregulares, garantir que o número de turistas no arquipélago não ultrapasse os 11 mil por mês e nem 132 mil por ano, além de criar um comitê composto por quatro gestores, dois indicados pelo estado e dois pela federação, para acompanhar o cumprimento das medidas estabelecidas.
Ouça a matéria do repórter Guilherme Camilo clicando no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/08/2025
Falta de chuvas resulta em situação crítica no armazenamento da Barragem de Jucazinho, em Surubim
Compesa confirmou que a unidade está operando com apenas 2,57% de sua...
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Plataforma de monitoramento do rodízio de água é lançada em Pernambuco
O programa disponibiliza um diagnóstico do abastecimento de água
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Penambuco lança editais de R$ 22 mi para ciência, inovação e desenvolvimento regional
As iniciativas fazem parte do Programa Inova PE, que prevê um investimento...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Copergás apresenta micro-ônibus sustentável como alternativa para o transporte público nos municípios
A iniciativa é fruto de uma parceria com a montadora Volare
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Roubo à estação da Compesa em Vicência deixa 100 mil pessoas sem água
Cinco cidades e quatro distritos só devem ter o abastecimento normalizado no...
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
TCE aponta irregularidades em contrato de limpeza urbana de Gravatá, no Agreste
Relatório apontou um superfaturamento de mais de R$ 1 milhão