Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Mobilidade

Menor preço e tempo de espera e mais segurança fariam mais brasileiros usarem transporte público, segundo CNI

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

De acordo com os dados divulgados pela CNI, 25% dos entrevistados não usam o transporte público devido ao alto valor da tarifa cobrada

10/08/2023
    Compartilhe:

De acordo com os dados divulgados pela CNI, 25% dos entrevistados não usam o transporte público devido ao alto valor da tarifa cobrada

Foto: Reprodução/G1

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre mobilidade urbana, apresentou os principais fatores que fazem os brasileiros não utilizarem o transporte público nas grandes cidades. No total, foram entrevistadas 2.019 pessoas em cidades com mais de 250 mil habitantes nas 27 unidades da Federação. 

De acordo com os dados divulgados pela CNI, 25% dos entrevistados não usam o transporte público devido ao alto valor da tarifa cobrada, a redução do preço faria com que mais pessoas utilizassem os transportes. Já 24% respondeu que a diminuição do tempo de espera faria com que mais usuários procurassem pelo transporte público e somente 20% informou que o aumento de segurança atrairia mais pessoas.

O especialista em mobilidade, Stenio Cuentro, detalha um dos principais fatores que fazem com que a população evite utilizar o transporte público na Região Metropolitana do Recife.

Ainda segundo os dados, o carro é o meio de transporte mais utilizado diariamente pelos entrevistados, com 75%. Logo após vêm a moto (60%) e a bicicleta (54%). O ônibus é o meio de transporte coletivo mais frequentemente usado, com 50% das pessoas fazendo uso diário ou em quase todos os dias. Os carros por aplicativos e o metrô, registraram um índice de 28%; o táxi, apresentou um uso de 25%; e o barco, com 3%. 

Outro apontamento da pesquisa é a boa avaliação dos carros de aplicativo, que foi o meio de transporte mais bem avaliado nas cidades. Ainda segundo a pesquisa, 64% dos usuários consideram esses serviços bons ou ótimos.

Os entrevistados também apontam que a maior disponibilidade de linhas e percursos, o conforto interno, a melhoria da qualidade dos veículos e a maior rapidez dentro do transporte público são possíveis estímulos para uma maior utilização do transporte público. 

Ouça a matéria do repórter Israel Teixeira, clicando no ‘play’ acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook