Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
COVID-19

Ministério da Saúde amplia uso da Pfizer Baby; vacina será aplicada agora em crianças de 6 meses a 4 anos

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Mesmo com o anúncio da ampliação, o Ministério da Saúde não informou quando mais doses do imunizante chegarão ao Brasil

Mesmo com o anúncio da ampliação, o Ministério da Saúde não informou quando mais doses do imunizante chegarão ao Brasil

Foto: Reprodução/g1

28/12/2022
    Compartilhe:

O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de crianças que podem receber o imunizante contra a COVID-19 denominado Pfizer Baby. Com a decisão, a pasta autoriza, agora, a aplicação do imunizante em todas as crianças de 6 meses a 4 anos de idade. Até então, o governo federal permitia apenas a aplicação da vacina naqueles entre 6 meses e 2 anos, 11 meses e 29 dias que tivessem alguma comorbidade.

O imunizante teve seu uso aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em setembro deste ano. O primeiro lote dessas vacinas, com 1 milhão de doses, chegou ao Brasil no dia 27 de outubro, mas foi somente 14 dias após receber doses da Pfizer Baby, que o Governo Federal iniciou a distribuição aos estados, visando apenas a aplicação nas crianças com comorbidades.

Com a nova orientação dada pelo Ministério da Saúde, a ampliação da aplicação dessa vacina será feita gradualmente, priorizando, ainda, as crianças com comorbidades. Para meninas e meninos fora desse grupo, o imunizante será aplicado das mais novas para as mais velhas.

E, apesar dessa autorização ter sido dada nesta terça-feira (27), Pernambuco já havia iniciado, desde esta segunda (26), a imunização de crianças de 6 meses a 2 anos sem comorbidades. A decisão se deu, segundo a Superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo, para que as doses do imunizante não vencessem e fossem descartadas sem nenhum uso.

Apesar da recomendação do laboratório fabricante da vacina, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) orienta agora que as duas primeiras doses da Pfizer Baby sejam aplicadas com um intervalo de quatro semanas e não mais de três. A terceira dose, no entanto, segue sendo aplicada com uma diferença de pelo menos dois meses após a segunda.

Mesmo com o anúncio da ampliação, o Ministério da Saúde não informou quando mais doses do imunizante chegarão ao Brasil.

Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio disponível no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook