Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Monitoramento de tubarões em Pernambuco será feito com chips vindos do Canadá, diz Governo

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Em reunião, o Cemit também anunciou a ampliação da área de monitoramento

Em reunião, o Cemit também anunciou a ampliação da área de monitoramento

Foto: Reprodução/g1

13/04/2023
    Compartilhe:

A volta do monitoramento da proximidade de tubarões da costa de Pernambuco está prevista para acontecer em julho deste ano. Foi o que anunciou o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) após reunião ocorrida nesta quarta-feira, 12.

O encontro teve o objetivo de discutir as ações que estão sendo adotadas em Pernambuco para mitigar ocorrências de pessoas vítimas de mordedura de tubarão.

Numa área de aproximadamente 30 km, que compreenderá desde a Praia do Paiva, em Jaboatão dos Guararapes, até a Praia Del Chifre, em Olinda, equipamentos vindos do Canadá serão utilizados para vigiar a proximidade desses animais marinhos do litoral do continente.

Segundo Paulo Oliveira, professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e um dos pesquisadores membros do Cemit, o monitoramento será feito capturando os tubarões para que sejam implantados neles um chip. 

Após a colocação, os animais serão soltos, e assim a aproximação e distanciamento deles da costa poderá ser feita, o que auxiliará os estudiosos a compreender o comportamento das espécies para ajudar na tomada de decisão da Gestão Estadual.

Dos chips, 20 deles já foram adquiridos, e os outros 10 estão em processo.

Entre fevereiro e março deste ano, em menos de 15 dias, três pessoas já foram mordidas por tubarão em Pernambuco.

Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio disponível no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook