MPPE recomenda que CPRH e Ipojuca cumpram legislação ambiental para instalação de empreendimentos na orla
Instituições têm dez dias para acatar ou não a recomendação

Foto: Divulgação/MPPE
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 3ª Promotoria de Justiça Cível de Ipojuca e com apoio do Grupo de Atuação Conjunta Especializada do Meio Ambiente (Gace Meio Ambiente), emitiu uma recomendação à Prefeitura de Ipojuca e à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) para que cumpram rigorosamente a legislação ambiental na instalação de empreendimentos ao longo da orla do município.
A orientação do MPPE é para que a Prefeitura se abstenha de aceitar processos de licenciamento ambiental de empreendimentos com potencial de alterar a dinâmica costeira, uma vez que esses casos se enquadram como de impacto regional e, portanto, não devem ser tratados como de impacto apenas local, conforme estabelece a Resolução nº 001/2022 do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema-PE).
O município também deverá encaminhar à CPRH, em até 30 dias, todos os processos de licenciamento ambiental em andamento que envolvam empreendimentos com possibilidade de afetar a zona costeira. Além disso, é exigido que a Prefeitura informe oficialmente aos empreendedores com processos em tramitação sobre o conteúdo da recomendação.
A CPRH, por sua vez, deverá reconhecer sua responsabilidade estadual para conduzir e avaliar os pedidos de licenciamento ambiental desses empreendimentos, além de exigir a realização do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), conforme determina a legislação vigente.
Caso as obras afetem comunidades tradicionais, a CPRH deve realizar uma consulta prévia, livre, informada e de boa-fé com essas populações, em conformidade com a Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Tanto a Prefeitura quanto a CPRH devem divulgar amplamente as ações adotadas em resposta à recomendação e tomar providências para evitar qualquer descumprimento da legislação ambiental no licenciamento de projetos em áreas costeiras.
Por fim, ambas as instituições têm o prazo de dez dias para informar à 3ª Promotoria de Justiça Cível de Ipojuca se irão acatar ou não a recomendação.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 11/06/2025
Turista é autuado por perseguir tartaruga marinha em Fernando de Noronha
Caso foi registrado na Praia do Porto e denunciado por meio de vídeo enviado...
- Por REDAÇÃO
- 02/06/2025
Alepe promove ações em diversas cidades na Semana do Meio Ambiente; confira programação
Programação inclui seminários, exposições, feiras e plantio de mudas em...
- Por REDAÇÃO
- 02/06/2025
Chuva deve se intensificar no litoral de Pernambuco na quinta e sexta, alerta Apac
Agência prevê aumento nas precipitações principalmente na Região...
- Por REDAÇÃO
- 30/05/2025
Pernambuco comemora Semana de Meio Ambiente com programação gratuita
A iniciativa se estende até o dia 8 de junho
- Por REDAÇÃO
- 21/05/2025
Quatro rios de Pernambuco entram em cota de alerta para inundação
Rios Amaraji, Jacuípe, Tapacurá e Capibaribe preocupam autoridades; Defesa...
- Por REDAÇÃO
- 19/05/2025
Recife intensifica limpeza de canais para prevenir alagamentos durante o inverno
Ação da Prefeitura no Canal do Sport integra o programa Ação Inverno, que...