MST realiza protesto e bloqueia BR-428 em dois pontos no Sertão
Os protestos estão relacionados a uma reunião agendada para às 12h, na sede do Incra, em Recife

Foto: Reprodução / PRF
O Movimento Sem Terra (MST) realiza neste momento um protesto na BR 428, bloqueando a via em dois pontos do Sertão pernambucano: em Petrolina, no km 148, e em Santa Maria da Boa Vista, no km 91. De acordo com o dirigente do MST em Petrolina, Florisvaldo Araújo, os protestos estão relacionados a uma reunião agendada para às 12h, na sede do Incra, em Recife. Entre outras pautas, o movimento demanda a recriação do Incra naquela cidade.
"O fechamento da BR-428 em Petrolina e em Santa Maria da Boa Vista são justamente para, primeiro, pautar a questão da abertura do INCRA em Petrolina. Já tem mais de seis anos que toda essa região do Perímetro do São Francisco não tem superintendência. O INCRA não tem autonomia para avançar na pauta da reforma agrária. Só em Petrolina são mais de três mil famílias aguardando", afirmou.
De acordo com Florisvaldo, o protesto será finalizado assim que a reunião for iniciada no Recife. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) monitora as interdições. O MST invadiu, pela terceira vez, o território da Embrapa Sertão, que segundo o movimento, estava improdutivo. O Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou que a recriação do INCRA em Petrolina já é um compromisso firmado.
“Nós temos um compromisso de abrir um escritório em Petrolina, o presidente do INCRA já anunciou esse compromisso. E por último, nós também temos um compromisso de assentar famílias no perímetro de irrigação para, de uma maneira muito assistida, do ponto de vista técnico, poder integrar esse pessoal na produção de frutas, que é tão bem sucedida”, alegou.
O ministro também havia afirmado que todas as pautas reivindicadas pelo MST em Petrolina haviam sido atendidas, o que o movimento nega.
Participam da reunião na sede do Incra, no Recife, representantes do MST, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, do INCRA, da Codevasf e da Embrapa.
Reportagem - Lucas Arruda
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 03/07/2025
Aeroporto de Noronha altera malha aérea após duas aeronaves atolarem no pátio
A medida visa evitar que duas aeronaves estacionem no local ao mesmo tempo
- Por REDAÇÃO
- 03/07/2025
Apac confirma que os níveis dos rios apresentaram diminuição após aumentarem o volume devido às chuvas
Capibaribe Mirim está considerado normal
- Por REDAÇÃO
- 03/07/2025
Governo de Pernambuco anuncia pacote de obras para Fernando de Noronha
Ampliação do sistema de esgoto e requalificação de fortes serão...
- Por REDAÇÃO
- 02/07/2025
Apac divulga previsão do tempo e maiores acumulados de chuva nesta quarta-feira
Em caso de ocorrências, a população deve acionar a Defesa Civil
- Por REDAÇÃO
- 02/07/2025
Municípios aprovam projeto de concessão parcial do saneamento em Pernambuco
Mais de 100 prefeituras deram parecer positivo ao contrato de gerenciamento
- Por REDAÇÃO
- 01/07/2025
Chuvas: Apac renova estado de observação para RMR e Zona da Mata
O boletim é válido para a noite desta terça e para a madrugada da...