Municípios definem ações contra incidentes com tubarão em Pernambuco
Além de ações de monitoramento, o Governo de Pernambuco lançou campanha de preservação à imagem das vítimas

Foto: Reprodução/Janaína Pepeu/Secom
Os Prefeitos dos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), em reunião com a governadora Raquel Lyra (PSDB), definiram ações coletivas com o intuito de conter os incidentes com tubarões em Pernambuco.
O encontro aconteceu na tarde de terça, 07, após o Estado assinar, na manhã do mesmo dia, um protocolo de intenções com as Universidades Federal (UFPE) e Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), instituições que pesquisam, há mais de 40 anos, o comportamento do animal marinho.
Entre as ações que serão postas em prática estão a retomada do monitoramento das praias, bem como dos animais marinhos. Os gestores adotarão ações educativas a partir deste final de semana, como afirmou o prefeito do Recife, João Campos, pontuando também que estas ações emergenciais não são para causar um estado geral de pânico na população.
Em Jaboatão dos Guararapes, onde ocorreram os dois mais recentes incidentes, será criado um grupo específico de guardas municipais para atuação nas praias. Jaboatão foi a cidade da Região Metropolitana que mais concentrou ocorrências de vítimas de tubarão nos últimos 5 anos: seis dos sete incidentes foram no referido município, e um, no município de Olinda.
Entre outras medidas que deverão ser adotadas em Pernambuco, está a recomposição do quadro do Corpo de Bombeiros, e um reforço nas indicações das áreas, após novo mapeamento, que são proibidas para banho.
O Governo de Pernambuco aproveitou o momento, ainda, para lançar uma campanha de preservação à imagem das vítimas. Nos últimos dias, fotos e vídeos circularam nas redes sociais mostrando as lesões causadas por mordidas de tubarão e principalmente, a dor, daquelas pessoas.
Além disso, as vítimas dos últimos dois dias foram adolescentes de 14 e 15 anos, que têm, previsto em lei, o direito de ter suas imagens preservadas, conforme o artigo 17º, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A Gestão Estadual pede para que não sejam “divulgadas ou compartilhadas fotos e vídeos destes incidentes, a fim de preservar as vítimas que agora, mais do que nunca, precisam de proteção e cuidado”.
Para esta quinta-feira, 09, está marcada uma reunião para a estruturação de um novo Cemit, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões. Estarão presentes representantes do Governo e dos institutos federais de ensino em Pernambuco.
Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio disponível no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/06/2025
Pernambuco terá domingo com tempo parcialmente nublado e chuvas rápidas, diz APAC
No Sertão de Pernambuco e no São Francisco, o clima será de nublado a...
- Por REDAÇÃO
- 14/06/2025
Apac: fim de semana será de chuvas pontualmente fortes na RMR, Zona da Mata e Agreste
Estado de observação é válido até este domingo (15)
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
Taxa de analfabetismo em Pernambuco permanece em 10%, aponta IBGE
Estado ainda enfrenta desafios educacionais, especialmente entre idosos,...
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
MPPE firma acordos para regular festejos juninos em quatro cidades de Pernambuco
Termos de Ajustamento de Conduta garantem segurança, organização e...
- Por REDAÇÃO
- 12/06/2025
Defesa Civil: novo sistema de alerta por telefone será testado em quatro cidades de Pernambuco
Celulares 4G e 5G de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca e Caruaru...
- Por REDAÇÃO
- 12/06/2025
Pernambuco registra crescimento de 31,3% no polo de produção industrial
Os números são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgada pelo IBGE