Mutirão Sustentável: Catadores transformam resíduos recicláveis em renda nos municípios do Litoral Sul de PE
As associações dos três municípios participantes do mutirão possuem forte representatividade feminina
Foto: Tiago Peixoto
Em parceria com o Programa Mãos Pro Futuro, as Associações de Catadores de Materiais Recicláveis do Litoral Sul de Pernambuco se unem para realizar um grande mutirão de conscientização sobre a reciclagem de resíduos sólidos. As cooperativas ACAMASUL, ACAMARES e ACMRBE com a participação do Consórcio Portal da Mata Sul realizarão, nos dias 29 de fevereiro, 1º e 2 de março, respectivamente nos municípios deTamandaré, Sirinhaém e São José da Coroa Grande, mutirões de conscientização sobre reciclagem nas localidades em que ficam os Pontos de Entrega Voluntária (PEV) das associações.
As atividades acontecem nos meses de fevereiro e março ainda período de alta estação do verão, quando há aumento de geração de resíduos nas cidades litorâneas e turísticas, principalmente no Nordeste brasileiro, aumentando a preocupação para o descarte correto dos resíduos. A ação tem como objetivo gerar um maior engajamento da população com práticas mais sustentáveis como a separação de resíduos para a coleta seletiva e a sua destinação adequada nos PEVs. Os eventos envolverão as comunidades visando transformar o cenário ambiental nos municípios promovendo a responsabilidade cívica local, através da divulgação do trabalho realizado pelas associações.
Forte presença feminina - As associações dos três municípios participantes do mutirão possuem forte representatividade feminina. Chefes de família, elas ressaltam a importância da renda que advém da reciclagem de materiais nos municípios:
"Transformamos o lixo em renda. São 13 pessoas aqui, onde coletamos em média 21 toneladas por mês," destaca Jessica de Lima, presidente da ACAMARES - Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Sirinhaém. A Secretária da ACAMASUL - Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Mata Sul, Lenilda Soares ressalta que além da geração de renda, a reciclagem é essencial para a conservação ambiental: “Além de conseguir renda, a gente consegue entender a importância de coletar material reciclável". A associação conta com 13 sócios e coleta 20 toneladas por mês em Tamandaré. Carla Iscalaty da Silva Lins, presidente da ACMRBE - Associação de Catadores de Material Reciclável Boa Esperança, enfatiza o compromisso dos trabalhadores em São José da Coroa Grande. “Aproveitamos a oportunidade de emprego que nos é oferecida e a expandimos para vizinhos e mais pessoas da comunidade”, afirmou.
Além das ações de conscientização, o mutirão contará com a presença de autoridades locais, como representante do Portal Sul Consórcio, Secretários Municipais e membros das Associações de Catadores, que farão esclarecimentos sobre coleta seletiva e reciclagem. O evento reforça o compromisso coletivo com a construção de um futuro ambientalmente responsável.
Programa Mãos Pro Futuro - O Mãos Pro Futuro foi desenvolvido pela ABIHPEC em 2006 como uma alternativa viável para suas associadas no gerenciamento de resíduos sólidos pós-consumo. O programa nasceu com o propósito de criar oportunidades de trabalho, desenvolver e gerar mais renda àqueles que vivem da reciclagem de resíduos, além de contribuir com o meio ambiente, reduzindo o volume de resíduos que seriam encaminhados para o aterro. Em 2009 o programa iniciou a parceria com a ABIPLA (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes) e em 2014 com a ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados). Atualmente, o programa atende cerca de 200 cooperativas localizadas em 26 estados brasileiros e no DF, envolvendo cerca de 6.000 cooperados. Mais informações: https://www.maosprofuturo.org.br/
Visões da Terra - Consultoria em sustentabilidade sediada no Rio de Janeiro e São Paulo, que presta serviço de capacitação e divulgação em algumas cooperativas parceiras do Programa Mãos Pro Futuro. Mais informações: http://www.visoesdaterra.com.br/
Serviço
Mutirão Portal da Reciclagem
Tamandaré - 29/02 - às 8h - Ponto de concentração: Praça da Juventude - Avenida Bezerra Sobrinho, Tamandaré – PE.
Sirinhaém - 01/03 - às 8h - Ponto de concentração: Praça 15 de Janeiro - Distrito de Santo Amaro, Sirinhaém -PE.
São José da Coroa Grande - 02/03 - às 8h - Ponto de concentração: Praça Constantino Gomes, São José da Coroa Grande – PE.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 09/09/2024
Helicóptero cai em Zona Rural na cidade de Caruaru
Com informações da TV Asa Branca, o suposto piloto da aeronave morreu
- Por REDAÇÃO
- 07/09/2024
Banhista morre após se afogar em praia localizada na cidade de Olinda
O corpo do homem foi levado para o IML; Só neste ano, foram contabilizadas...
- Por REDAÇÃO
- 05/09/2024
Duas vítimas do desabamento do Santuário do Morro da Conceição ainda estão internadas
As vítimas, uma paciente de 80 e outra de 43 anos de idade, permanecem...
- Por REDAÇÃO
- 05/09/2024
Cilindro de GNV explode e deixa um homem ferido em posto de gasolina de Olinda
A vítima foi encaminhada para o Hospital da Restauração, no Recife
- Por REDAÇÃO
- 31/08/2024
Desabamento do Santuário: dos 28 feridos, 5 ainda seguem internados, segundo Prefeitura
Os pacientes que seguem internados apresentam quadro de saúde estável,...
- Por REDAÇÃO
- 31/08/2024
Sobe para 25 o número de vítimas de desabamento em Santuário; 7 pessoas tiveram alta
A Secretaria de Saúde do Recife está disponibilizando acompanhamento...