O levantamento coletou os dados de 2019,2020 e 2021

Foto: Reprodução/G1
Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) identificou que houve um aumento no consumo de alimentos ultraprocessados durante os estágios da pandemia de covid-19 no Brasil.
A pesquisa coletou os dados de 2019,2020 e 2021, que mostrou que nos primeiros anos de pandemia o consumo de cereais, leite, salgadinhos de pacote ou biscoitos salgados e molhos industrializados cresceram significativamente, enquanto hortaliças, frutas e sucos de fruta industrializados registraram queda.
Outros produtos que apresentaram alta significativa foram o refrigerante, biscoito doce, recheado ou bolinho de pacote, embutidos, molhos e refeições prontas. De acordo com o levantamento, essa elevação já era um fenômeno reportado no Brasil, mas a pandemia acelerou o processo.
O estudo também analisou a percepção dos brasileiros sobre os impactos da pandemia na compra de alimentos. 46% dos entrevistados relataram consumir mais alimentos preparados em casa durante a pandemia. Quando perguntados sobre mudanças nos hábitos alimentares, 48,6% dos entrevistados disseram que alteraram os hábitos na alimentação durante a covid-19. Os principais motivos para tais mudanças foram maior preocupação com a saúde (39,1%) e autorrelato de diminuição da renda familiar (30,2%).
Confira as informações com a repórter Lara Sá, clicando no 'play' acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 12/06/2025
Operação São João 2025; SDS divulga esquema de segurança com foco na tecnologia
Sistema de reconhecimento facial e armas não letais serão adotados
- Por REDAÇÃO
- 12/06/2025
TJPE condena mulher a pagar R$ 10 mil por chamar zelador de prédio de “macaco”
Uma ofensa racista contra o homem negro também foi registrada no livro de...
- Por REDAÇÃO
- 11/06/2025
Senar-PE abre inscrições para seleção com salários de até R$ 8 mil; confira
Ao todo, 16 vagas estão disponíveis para nível médio e superior
- Por REDAÇÃO
- 10/06/2025
Paixão de Cristo de Nova Jerusalém recebe o título de manifestação da cultura nacional
Espetáculo acontece anualmente no distrito de Fazenda Nova, em Brejo da...
- Por REDAÇÃO
- 07/06/2025
Primeira etapa da duplicação da BR-232 vai contemplar São Caetano e Belo Jardim
Ao todo, projeto será realizado em quatro fases
- Por REDAÇÃO
- 06/06/2025
Instituto Fênix: ONG atua no Recife focada em ressocializar pela formação profissional
O trabalho foi iniciado pelo primeiro brasileiro a concluir uma faculdade em...