Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Mobilidade

Paralisação de 24h no Metrô do Recife afeta 180 mil passageiros; Grande Recife monta plano de contingência

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Além da paralisação desses profissionais, usuários de ônibus também foram afetados, devido a paralisação, também, de trabalhadores da empresa de ônibus da Metropolitana

13/07/2023
    Compartilhe:

Além da paralisação desses profissionais, usuários de ônibus também foram afetados, devido a paralisação, também, de trabalhadores da empresa de ônibus da Metropolitana

Foto: Reprodução/G1

Os metroviários de Pernambuco decidiram, em assembleia, realizar uma “paralisação de advertência” por 24 horas. Assim, até às 22h não haverá funcionamento no Metrô do Recife. O Sindicato dos Metroviários do Estado (Sindimetro-PE) reivindica o reajuste salarial da categoria, questiona a decisão sobre a privatização do Metrô do Recife e cobra o avanço do plano de restauração do sistema. Mais de 180 mil usuários foram afetados com a paralisação da categoria.

Na manhã desta quinta-feira (13), usuários de ônibus também foram afetados devido a paralisação de trabalhadores da empresa de ônibus da Metropolitana. Cerca de 300 veiculos e 50 mil usuários que utilizam os coletivos sofrem com essa paralisação. Rodoviários fecharam a garagem da empresa, localizada no Barro, Zona Oeste do Recife. Ficaram bloqueados os dois sentidos da BR-101, que fica na altura do  TI Macaxeira, também houve fechamento de via em frente ao TI Jaboatão, no Grande Recife. A ocorrência das paralisações, ao mesmo tempo, afetou não somente os usuários de transporte público, mas também os condutores que passam diariamente por esses trechos. A manifestação foi encerrada por volta das 8h após acordo que contou com a colaboração de agentes do Grande Recife Consórcio de Transporte.

O fechamento da garagem foi realizado pelo Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco, que questiona valores descontados de profissionais que paralisaram atividades entre setembro e outubro de 2020, em protesto à adoção da dupla função de motorista e cobrador.

Em nota, a Metropolitana informou que o sindicato “impediu ilegalmente a saída da frota da empresa, comprometendo a operação de 52 linhas e prejudicando toda a população usuária do serviço”. A empresa ainda complementa que “a paralisação ocorreu sem qualquer aviso-prévio e agride não só o direito dos usuários do transporte público como toda a legislação que regulamenta o direito de greve e de prestação de serviços essenciais”.

Por sua vez, o Grande Recife Consórcio de Transporte passou a executar, nesta quinta-feira (13), um Plano de Contingência para reduzir os impactos da paralisação das linhas Centro e Sul do Metrô. A operação envolve a ativação de três linhas especiais, além também do reforço, da alteração e o prolongamento no itinerário de outras que devem seguir viagem até o Centro da Capital. Agentes do órgão estão nas ruas acompanhando todo o Plano de Contingência e fazendo os devidos ajustes na operação.

Confira, abaixo, as linhas que terão reforço na frota ou nas viagens para auxiliar nos deslocamentos dos passageiros:

200 – TI Jaboatão (Parador)

346 – TI TIP (Conde da Boa Vista)

232 – Cavaleiro

243 – Vila Dois Carneiros

2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista)

2480 – TI Camaragibe/Derby

166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol)

185 – TI Cabo

026 – TI Aeroporto/TI Joana Bezerra

115 – TI Aeroporto/TI Afogados

023 – TI Aeroporto/TI Tancredo Neves

168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista)

181 – Cabo (Cohab)/TI Cajueiro Seco

140 – TI Cajueiro Seco/Shopping

4123 – Três Carneiros Baixo (Cais de Santa Rita)

4133 – Três Carneiros (Cais de Santa Rita)

4137 – UR-11 (Cais de Santa Rita)

370 – TI TIP/TI Aeroporto

Em caso de dúvidas, sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 07h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, e o WhatsApp (99488.3999), das 05h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos.

Confira as informações com o repórter Israel Teixeira, clicando no 'play' acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook