
Parque 13 de maio ganha Praça da Infância e Ponto de Leitura
As intervenções foram entregues nesta quinta-feira (2)

Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife
A Prefeitura do Recife entregou a Praça da Infância revitalizada no Parque 13 de Maio, no bairro de Santo Amaro, nesta quinta-feira (2).Também houve a implantação de um Ponto de Leitura, permitindo um novo uso às gaiolas que faziam parte do mini zoológico no espaço. A obra teve investimento de R$ 2,4 milhões, e foi executada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).
De acordo com o prefeito João Campos, a intervenção permitiu ressignificar a maior Praça da Infância da cidade.
"Havia uma demanda antiga de reassentar os animais que estavam aqui, e conseguimos reinseri-los na natureza. Agora, reaproveitamos o lugar e temos um espaço de brincadeira, uma biblioteca e áreas de uso comercial também", destacou.
A Praça da Infância do Parque 13 de Maio tem área aproximada de 3,7 mil m², sendo dividida em cinco partes temáticas (vento, árvore, fogo, terra e planta). Áreas de descanso e espaços contemplativos foram incluídos no projeto, com paisagismo, para criar cenários ricos em texturas e cores. A proposta foi elaborada por diferentes equipes da Prefeitura do Recife.
O vice-prefeito do Recife e secretário de Infraestrutura, Victor Marques, também esteve na inauguração do novo espaço e comentou sobre sua importância.
"A gente já entende que a Praça da Infância é uma marca completamente consolidada na cidade. Além de ser uma entrega de altíssima qualidade, ela é uma entrega para quem a gente mais deve cuidar, que são as crianças", afirmou.
Ponto de Leitura
Das cinco edificações que ocuparão o lugar do mini zoo, duas terão uso comercial (café e sorveteria) e três foram destinadas ao Ponto de Leitura, que deve atingir desde a infância até a terceira idade. Inclusive, o Espaço Liberdade faz alusão ao animais que ali viviam. A sede do Ponto de Leitura conta com um acervo inicial de mais de 600 livros e estação com quatro computadores com internet.
Uma BBTECA foi montada onde antes viviam os macacos, com espaço para atividades de arte educação (contação de histórias e brinquedos para o público da primeira infância), além de uma árvore fixa em alvenaria e madeira, almofadas e estantes pequenas para livros infantis e brinquedos. No local onde ficavam os passarinhos fica o Espaço Brincar, área Infantil que contará com parede de escalada e outros elementos para o brincar livre, com o suporte de almofadas e piso emborrachado.
O Ponto de Leitura do Parque 13 de Maio vai funcionar de segunda a sexta, das 9h às 21h, e nos finais de semana, das 8h às 12h.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/03/2025
Olha! Recife promove passeios gratuitos para explorar a história e cultura da capital
Roteiros incluem tours de catamarã, bicicleta e caminhadas por pontos...
- Por REDAÇÃO
- 17/03/2025
Prefeitura do Recife lança nova rodada de consulta popular para construção de políticas públicas
Programa 'Todos pelo Recife' terá participação presencial e virtual, além...
- Por REDAÇÃO
- 17/03/2025
Compaz Miguel Arraes promove mutirão de serviços gratuitos para mulheres no Mês da Mulher
Evento contará com exames de saúde, corte de cabelo, aula de ginástica e...
- Por REDAÇÃO
- 15/03/2025
Hospital Veterinário do Recife abre agendamento para castração gratuita de cães e gatos
Serviço estará disponível a partir desta segunda-feira (17), das 9h às...
- Por REDAÇÃO
- 14/03/2025
Igreja mais antiga do Recife é interditada pela Defesa Civil
Forro da Igreja do Convento de Santo Antônio, na Rua do Imperador, tem...
- Por REDAÇÃO
- 12/03/2025
Aniversário de 488 anos do Recife tem concertos da Orquestra Sinfônica, corte do bolo e frevo
A capital pernambucana celebra nova idade junto a cidade-irmã Olinda, que...