Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Pernambucana com hepatite aguda grave que recebeu transplante de fígado se recupera bem após procedimento

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Mais de 60 casos da doença estão sendo investigados pelo Ministério da Saúde

Mais de 60 casos da doença estão sendo investigados pelo Ministério da Saúde

Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press/via g1

23/05/2022
    Compartilhe:

A adolescente que recebeu transplante de fígado se recupera bem após a cirurgia. A pernambucana de 14 anos, de Ibimirim, sertão do estado, deu entrada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) na última sexta-feira (20) após complicações causadas pela hepatite de origem desconhecida que vem acometendo crianças e adolescentes ao redor do mundo. 

De acordo com o boletim médico, a paciente está internada na UTI do hospital e apresenta evolução favorável. O transplante ocorreu com a adolescente em estado de coma, mas ela está acordando e não precisa de medicamentos para manter a pressão. Os exames mostram que o fígado, assim como os demais órgãos, já funcionam adequadamente. Ela vai precisar passar por um pequeno procedimento para então ficar em observação pela equipe médica., que está otimista, embora ainda não haja previsão de alta da UTI. 

O Brasil hoje tem 64 casos suspeitos dessa hepatite. No mundo são 614 casos notificados, e ainda não há uma definição da causa dessa doença. Cerca de 70% das crianças com essa hepatite apresentaram testes positivos para infecção por adenovírus.

Pais, mães e responsáveis, observem os seguintes sintomas em seus filhos: vômitos ou diarreia por vários dias, pele ou olhos amarelados, urina escura, fezes esbranquiçadas, sangramento nas gengivas ao escovar os dentes, irritabilidade. Nesse caso, leve a criança ao médico.

Reportagem João Paulo Ribeiro 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook