Pernambucana com hepatite aguda grave que recebeu transplante de fígado se recupera bem após procedimento
Mais de 60 casos da doença estão sendo investigados pelo Ministério da Saúde

Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press/via g1
A adolescente que recebeu transplante de fígado se recupera bem após a cirurgia. A pernambucana de 14 anos, de Ibimirim, sertão do estado, deu entrada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) na última sexta-feira (20) após complicações causadas pela hepatite de origem desconhecida que vem acometendo crianças e adolescentes ao redor do mundo.
De acordo com o boletim médico, a paciente está internada na UTI do hospital e apresenta evolução favorável. O transplante ocorreu com a adolescente em estado de coma, mas ela está acordando e não precisa de medicamentos para manter a pressão. Os exames mostram que o fígado, assim como os demais órgãos, já funcionam adequadamente. Ela vai precisar passar por um pequeno procedimento para então ficar em observação pela equipe médica., que está otimista, embora ainda não haja previsão de alta da UTI.
O Brasil hoje tem 64 casos suspeitos dessa hepatite. No mundo são 614 casos notificados, e ainda não há uma definição da causa dessa doença. Cerca de 70% das crianças com essa hepatite apresentaram testes positivos para infecção por adenovírus.
Pais, mães e responsáveis, observem os seguintes sintomas em seus filhos: vômitos ou diarreia por vários dias, pele ou olhos amarelados, urina escura, fezes esbranquiçadas, sangramento nas gengivas ao escovar os dentes, irritabilidade. Nesse caso, leve a criança ao médico.
Reportagem João Paulo Ribeiro
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 24/06/2022
Pernambuco faz investimento milionário na segurança do São João
Mais de 38 mil postos estão distribuídos no Estado
- Por REDAÇÃO
- 22/06/2022
Novos Policiais Militares reforçam segurança pública em Pernambuco
No bairro da Imbiribeira, no Recife, aconteceu a formatura dos novos...
- Por REDAÇÃO
- 21/06/2022
Programa Chapéu de Palha inicia cadastramento de trabalhadores da pesca em 48 municípios de pernambuco
Os locais de cadastramento serão divulgados nas colônias e associações de...
- Por REDAÇÃO
- 20/06/2022
Apac prevê chuvas moderadas durante a semana
O estado entra oficialmente no inverno nesta terça-feira (21).
- Por REDAÇÃO
- 20/06/2022
Moradores do Recife que foram atingidos pelas fortes chuvas podem sacar FGTS calamidade
É preciso ter saldo positivo na conta do FGTS e não ter feito saques por...
- Por REDAÇÃO
- 20/06/2022
Concursos oferecem mais de 4 mil vagas em Pernambuco
Os salários chegam a R$ 13.412,44, no certame na área de saúde