Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
COVID-19

Pernambuco autoriza vacinação em crianças de 6 meses a 2 anos com comorbidades e retoma imunização do público de 3 e 4 anos

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

No entanto, segundo a Superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo, “o quantitativo a recebido por Pernambuco está abaixo do que é necessário para o Estado”

No entanto, segundo a Superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo, “o quantitativo a recebido por Pernambuco está abaixo do que é necessário para o Estado”

Foto: Reprodução/Instituto Butantan

11/11/2022
    Compartilhe:

Chegou, nesta quinta (10), a Pernambuco a primeira remessa dos imunizantes Pfizer Baby, vacina apropriada para a imunização de crianças a partir dos 6 meses de idade. 

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o público dos 6 meses a menores de 3 anos (isto é, até 2 anos, 11 meses e 29 dias) corresponde a um total de cerca de 330 mil crianças em todo o estado de Pernambuco. Com a chegada dos imunizantes, a pasta autorizou o início da vacinação contra a COVID-19 para este grupo. 

No entanto, foram desembarcadas no estado somente 47 mil doses, porque ao contrário do que apresentou o Comitê Técnico Nacional de Assessoramento em Imunização (Cetai), que indicou a vacinação de todas as crianças na faixa etária de 6 meses até menores de 3 anos, o Ministério da Saúde, por sua vez, recomendou, apenas, a imunização das crianças com comorbidades que fazem parte desse grupo. Porém, mesmo colocado o pré-requisito a esse público, segundo a Superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo, “o quantitativo a recebido por Pernambuco está abaixo do que é necessário para o Estado”.

A vacinação com a Pfizer Baby será feita em três etapas: as duas primeiras devem ser administradas com 3 semanas de intervalo, ou seja, 21 dias depois de aplicada a 1ª dose, se aplica a 2ª; e a terceira, pelo menos 8 semanas após a segunda, isto é, depois de, no mínimo, 2 meses. 

A distribuição das doses para os 184 municípios pernambucanos acontece a partir desta sexta-feira (11). No entanto, a Secretaria Estadual de Saúde só vai enviar, agora, a quantidade referente às duas primeiras aplicações. 

Entre as comorbidades elencadas pelo governo federal para a vacinação estão: diabetes, hipertensão arterial e pulmonar, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas crônicas, doença renal, imunocomprometidos, obesidade (IMC >40), síndrome de Down, hemoglobinopatias graves e cirrose hepática.

Outros grupos
A Secretaria de Saúde informou também que as doses de vacina CoronaVac destinadas para a faixa etária de 3 e 4 anos de idade, enviadas pelo governo federal, já foram distribuídas, o que possibilita a retomada da imunização desse público.

No entanto, a pasta alertou aos gestores municipais de saúde sobre a quantidade recebida e que eles devem guardar os insumos “para garantir a correta administração das doses, uma vez que o recebimento de imunizantes da CoronaVac para este grupo vem sofrendo descontinuidade na entrega de remessas pelo governo federal desde o primeiro semestre deste ano”.

Segundo a SES-PE, o Programa Estadual de Imunizações solicitou ao Ministério da Saúde, em julho, 100 mil doses de CoronaVac. Em setembro, foram recebidas apenas 43 mil doses — quantitativo que a pasta alega ser insuficiente para a necessidade dos municípios. Um novo pedido para aquisição de mais 40 mil doses foi realizado em outubro, mas ainda não houve retorno do órgão federal quanto à previsão de novas distribuições.

Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio disponível no play acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook