Caso a prova de vida não seja executada, o benefício será suspenso

Foto: Agência Brasil
A Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores de Pernambuco (Funape) está convocando todos os seus servidores para realizarem comprovação de vida, que agora pode ser feita por meio do celular, através de reconhecimento facial. O processo é obrigatório e, caso a prova de vida não seja executada, o benefício será suspenso.
Para realizar a Prova de Vida, o servidor aposentado ou pensionista deve baixar o aplicativo Gov.br e criar uma conta no sistema do Governo Federal, caso ainda não possua. A comprovação deverá ser realizada no seu mês de aniversário. Basta clicar no link que será disponibilizado e fazer o reconhecimento facial para confirmar que está vivo.
Aqueles que não conseguirem baixar o aplicativo ou encontrarem qualquer dificuldade no processo, podem buscar orientações numa das 15 agências da Funape espalhadas por Pernambuco.
Em último caso, o segurado, representante legal ou procurador pode optar pela validação presencial em qualquer agência do banco Bradesco, em todo o território nacional. Nesta modalidade, é preciso levar um documento oficial com foto, comprovante de situação cadastral no CPF e comprovante de residência do beneficiário e do representante legal ou procurador; além dos documentos que comprovem a representação, como procuração reconhecida em cartório.
Servidores aposentados e pensionistas do Estado que vivem fora do país também podem usar o Gov.br para fazer a Prova de Vida ou levar toda a documentação na Embaixada do Brasil nessa nação e concluir o processo presencialmente.
Apenas os pensionistas menores de 16 anos devem realizar o procedimento exclusivamente numa das agências do Bradesco. Isso porque o aplicativo Gov.br ainda não está habilitado para este público.
Todos os segurados terão o mês seguinte ao do aniversário como tolerância para efetuar a Prova de Vida. Passado o prazo, o benefício será suspenso. Ao todo, 105.197 pessoas deverão fazer a Prova de Vida em 2024, sendo 77.320 aposentados, 27.177 pensionistas e outros 700 oriundos de pensão especial e Feppa (Fundo Especial de Previdência do Parlamentar do Estado de Pernambuco).
Ouça a nota da repórter Aline Melo no 'Play' acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 03/07/2025
Em Pernambuco, número de queimados no período junino aumentou 52%, segundo HR
Ao todo, 70 pessoas foram atendidas, das quais 37 foram crianças
- Por REDAÇÃO
- 03/07/2025
Marinha do Brasil anuncia concurso com 400 vagas para nível técnico; confira requisitos
Inscrições vão até o dia 15 de julho e custam R$ 70
- Por REDAÇÃO
- 03/07/2025
Segunda edição do Congresso Inova.aê acontece entre 26 e 29 de agosto; confira programação
Evento trará novidades em tecnologia assistiva
- Por REDAÇÃO
- 03/07/2025
Estado sugere implantação de disciplina da História de Pernambuco na rede estadual de ensino
Raquel Lyra anunciou o encaminhamento na cerimônia de encerramento dos 200...
- Por REDAÇÃO
- 03/07/2025
Protesto bloqueia trânsito na saída da Via Mangue, no Pina; PM e bombeiros estão no local
A motivação do protesto ainda é desconhecida
- Por REDAÇÃO
- 03/07/2025
Homem é preso com mais de 3 kg de pasta base de cocaína no Aeroporto do Recife
Ação de cão farejador foi decisiva na prisão e apreensão da droga,...