Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Pernambuco registra aumento no número de feminicídios

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

99% das vítimas não denunciaram os agressores nem buscaram apoio

99% das vítimas não denunciaram os agressores nem buscaram apoio

Foto: UOL - Notícias

14/04/2022
    Compartilhe:

O número de feminicídios em Pernambuco apresenta uma alta, em março, após iniciar o ano em queda. Segundo a secretaria da Mulher do Estado, 99% das vítimas não denunciaram os agressores nem buscaram apoio. 

Os dados de março serão divulgados nos próximos dias pela Secretaria de Defesa Social (SDS), mas a gestora da pasta estadual da Mulher, a secretária Ana Elisa Sobreira adiantou, em entrevista a TV Globo, que foi notado o aumento desses registros.

Os casos registrados no mês de abril também chamam atenção. Até o início desta semana aconteceram três assassinatos de mulheres no Grande Recife. Duas das vítimas foram mortas na frente dos filhos.

Ainda de acordo com a gestora, o tipo de crime, o feminicídio, é configurado quando a pessoa é morta por uma questão de gênero, ou seja, por ser mulher. Por causa das faltas de denúncias é difícil identificar o motivo do aumento da violência. 

A secretária da Mulher de Pernambuco, Ana Elisa Sobreira, disse que "como é um crime complexo, tem várias relações." 

Ainda de acordo com  a secretária da Mulher de Pernambuco, Ana Elisa Sobreira "O grande desafio é esse. Passar informação para que as mulheres saibam seus direitos".

Em fevereiro deste ano, segundo o governo, foram registrados três feminicídios. O número foi 72% menor do que o notificado no mesmo mês de 2021, que teve 11 casos. No acumulado de janeiro e fevereiro, a queda foi de 57,1% (de 21 para 9).

Em 2021, Pernambuco contabilizou 86 crimes de feminicídio. Segundo a Secretaria de Defesa Social, esse número é 12,79% maior do que o registrado em 2020, quando ocorreram 75 crimes desse tipo no estado.

De acordo com a SDS, em janeiro e fevereiro deste ano, 5.406 mulheres denunciaram os agressores. Ana Elisa Sobreira alertou para a importância desta denúncias.

Ouça a matéria do repórter Fernando Alvarenga clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook