Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Acontece

Pesquisa aponta que oito em cada 10 brasileiros se preocupam com mudanças climáticas

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Aumento nos preços dos alimentos, extinção de espécies e aumento do nível do mar são consequências das mudanças climáticas

Aumento nos preços dos alimentos, extinção de espécies e aumento do nível do mar são consequências das mudanças climáticas

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

28/11/2023
    Compartilhe:

A pesquisa “Natureza e Cidades: a relação dos brasileiros com a mudança climática” revelou que oito em cada 10 brasileiros estão preocupados com a mudança de clima. Além disso, 71% dos entrevistados afirmaram que os eventos climáticos extremos estão ficando cada vez mais frequentes e intensos. 

Os dados também apontam que 35% dos entrevistados já se sentiram impactados por fenômenos climáticos extremos. Entre esses impactos, destaca-se a perda financeira, com prejuízo médio de mais de R$ 8 mil por pessoa.

Outras principais questões apontadas são: O aumento nos preços dos alimentos, a extinção de espécies, o aumento do nível do mar, a crise de abastecimento de água e a crise na geração de energia. 

Entre os eventos que geraram essas consequências, os mais citados foram as tempestades, ventanias, inundações e alagamentos, ondas de calor, longos períodos sem chuva, deslizamentos de terra e desmoronamentos. 

Em um recorte que considera a região onde vivem os entrevistados, a população que se sente mais impactada diretamente é a da Região Sul (45%), seguida pela Sudeste (36%), Norte (34%), Centro-Oeste (32%) e Nordeste (29%).

O estudo foi realizado pela Fundação Grupo Boticário, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma) e da Aliança Bioconexão Urbana.  

Para a diretora-executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes, a pesquisa permite compreender melhor os impactos diretos das mudanças do clima na vida da população, o nível de entendimento das pessoas sobre o aumento dos fenômenos climáticos extremos e, também, refletir sobre possíveis caminhos para tornar as cidades mais resilientes à nova realidade. 

Ouça a nota da repórter Aline Melo no 'Play' acima. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook