Os dados mostram que Lula (PT) está com 64% das intenções de voto enquanto Jair Bolsonaro (PL) tem 17% ocupando a segunda posição

Foto: Reprodução/G1
O eleitorado pernambucano prefere o ex-presidente Lula ao atual Bolsonaro para ocupar a cadeira da presidência em 2023. A afirmação é de acordo com o levantamento da Conectar Pesquisas que revela a intenção de voto para outubro. Os números mostram também a avaliação e rejeição do governo atual.
Os dados mostram que Lula (PT) está com 64% das intenções de voto enquanto Jair Bolsonaro (PL) tem 17% ocupando a segunda posição. Os demais aparecem na ordem: Ciro Gomes (PDT) tem 4%, enquanto André Janones (Avante) e João Doria (PSDB) estão empatados, com 1%.
Na avaliação de governo, 75% dos pernambucanos reprovam a administração do presidente Jair Bolsonaro (PL). Os que concordam com suas ações são 22% e outros 3% não soube ou não quis responder.
O número indica que, em Pernambuco, Jair Bolsonaro enfrenta forte resistência durante a eleição deste ano. Bolsonaro também é o pré-candidato mais rejeitado, pois 68% dos pernambucanos afirmam não votar de maneira alguma no atual mandatário.
A alta rejeição de Bolsonaro pode trazer dificuldades para Anderson Ferreira (PL) e Gilson Machado (PL), pré-candidatos ao Governo de Pernambuco e ao Senado, respectivamente. Eles são apoiados pelo presidente na eleição deste ano.
Para esta pesquisa, Conectar realizou, entre 21 e 24 de abril de 2022, mil entrevistas. A margem de erro máxima estimada da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados totais apresentados e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Confira o ranking de rejeição:
Jair Bolsonaro (PL): 68%
João Dória (PSDB): 26%
Ciro Gomes (PDT): 26%
Lula (PT): 22%
Luciano Bivar (UB): 16%
Simone Tebet (MDB): 13%
Vera Lúcia (PSTU): 13%
Leonardo Péricles (UP): 12%
Felipe D´Ávila (Novo): 13%
Eymael (DC): 12%
André Janones (Avante): 12%
Sofia Manzano (PCB): 12%
Poderia votar em todos: 1%
NS/NR: 6%
Ouça a matéria do repórter Fernando Alvarenga clicando no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Moraes compara atos de Eduardo Bolsonaro nos EUA a tentativa de golpe
Ministro disse que taxação pelo EUA busca instabilidade como o 8/1
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
Entenda a situação de Carla Zambelli após prisão na Itália
Decisão sobre extradição pedida pelo Brasil será da Justiça italiana
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Carla Zambelli é presa na Itália, segundo Ministério da Justiça; deputada estava foragida
Ela estava foragida na Itália, desde que foi condenada pelo Supremo...
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
8/1: Moraes autoriza desconto na pena de condenado por quebrar relógio
Antônio Cláudio Alves Ferreira participou de invasões ao Planalto
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Haddad: governo tem plano para socorrer setores afetados por tarifaço
Segundo Haddad, Casa Branca está interditando conversas
- Por REDAÇÃO
- 21/07/2025
Brasil não sairá da mesa de negociação com EUA, diz Haddad
Governo entregará “o melhor resultado fiscal dos últimos 12 anos”