Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Policial

PF deflagra operação contra o garimpo ilegal com alvos em Pernambuco

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Os donos de uma fazenda em Jaguarari, organizavam e permitiam a extração de quartzo verde sem nenhuma licença ambiental

Os donos de uma fazenda em Jaguarari, organizavam e permitiam a extração de quartzo verde sem nenhuma licença ambiental

Foto: Agência Brasil / EBC

17/01/2024
    Compartilhe:

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (17), a Operação Gameleira, com o objetivo de prender um grupo responsável por crimes de mineração ilegal, usurpação de bens da União, porte ilegal de explosivos e associação criminosa armada. Os alvos atuam em conjunto com diversos garimpeiros locais e estrangeiros na região de Jaguarari, Campo Formoso, Oliveira dos Brejinhos, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco.

De acordo com a corporação, foi apurado que os donos de uma fazenda em Jaguarari, onde funcionam diversos pontos de garimpo, organizavam e permitiam a extração de quartzo verde sem nenhuma licença ambiental ou autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM). 

A extração garimpeira era realizada após pagamento de valores. O quartzo verde era exportado para a China, através do porto de Salvador, em contêineres. Os investigados devem responder pelos crimes de de mineração ilegal, usurpação de bens da União, porte ilegal de explosivos e associação criminosa armada, com penas, que somadas, ultrapassam 15 anos de prisão.

Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook