Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Políticos pernambucanos se posicionam contra atos criminosos em Brasília

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Apesar de manifestações contra, parlamentares pernambucanos se mostraram a favor dos atos golpistas

Apesar de manifestações contra, parlamentares pernambucanos se mostraram a favor dos atos golpistas

Foto: Reprodução/Adriano Machado/Reuters via g1

09/01/2023
    Compartilhe:

Por duas semanas seguidas, o Brasil foi assunto de capa do jornal mais influente do mundo. O The New York Times, periódico estadunidense diário, na última segunda-feira (02), tinha como manchete “Brasil empossa Lula como líder; perdedor é ausente” acompanhada da simbólica e histórica foto do momento em que Lula sobe a rampa do planalto junto ao povo brasileiro. Nesta segunda (09), a chamada vai na direção contrária. A manchete diz: “Na capital do Brasil, uma multidão frenética invade o congresso”, junto a um texto que condena os atos.

O terrorismo provocado pelos autointitulados patriotas que destruíram patrimônios publicos e históricos foi reprovado ao redor do mundo, no Brasil e em Pernambuco.

Ainda domingo (08), a governadora Raquel Lyra (PSBD) condenou os atos. Nas redes sociais, a gestora escreveu: “Há pouco participamos de uma reunião com os governadores do País e reafirmamos o compromisso de Pernambuco com a defesa do Estado Democrático de Direito. Atos criminosos como os que ocorreram hoje serão repudiados. Mas é preciso mais do que isso”.

Raquel afirmou ainda que o Estado enviará à Brasília 50 policiais militares para se juntarem a outros 14 que já integram a Força Nacional. A Governadora também informou que viaja nesta segunda à capital do Brasil para se reunir com governadores, governo federal e os poderes Legislativo e Judiciário. 

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e Ministério Público do Estado divulgaram notas públicas de repúdio aos acontecimentos. O TRE-PE chamou os atos de “intolerantes, inaceitáveis e antidemocráticos praticados contra os poderes da República Federativa do Brasil legitimamente constituídos”. O MPPE, por sua vez, afirmou que “as cenas de vandalismo demonstram a não aceitação do resultado de eleição ocorrida dentro da lei e de forma democrática, fiscalizada pelo Ministério Público Eleitoral”.

A Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), também em nota publicada, declarou que “tais atos devem ser repelidos pelas forças de segurança de acordo com as disposições legais. É hora de encerrar de uma vez por todas os intentos contra o Estado Democrático de Direito no país. Somente assim será possível buscar a pacificação necessária ao Brasil”.

Apesar de repudiado, políticos pernambucanos foram denunciados nas redes sociais por demonstrarem apoio aos atos golpistas. A Deputada Federal eleita Clarissa Tércio (PP), em um vídeo publicado em sua conta do Instagram, utiliza apenas a legenda “Brasília hoje, oremos pelo nosso Brasil!”. O vídeo publicado, no entanto, sugere uma dualidade do posicionamento.

Procurada, a assessoria da Deputada afirmou que ela e o marido, o Deputado Estadual Júnior Tércio, são contra as manifestações do domingo concordando apenas com as que são “ordeiras e pacíficas”.

Por sua vez, o Deputado Estadual Alberto Feitosa (PL) chamou os atos de “ocupação pacífica nos centros de Brasília” e publicou vídeo afirmando que “o povo não queria quebrar” que haviam pessoas “infiltradas para prejudicar o ato”.

Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio disponível no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook