Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
COVID-19

Prefeitura do Recife fecha todos os leitos municipais de enfermaria e UTI voltados para pacientes com Covid-19

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

A medida foi tomada com base no avanço da campanha de vacinação, que já traz resultados promissores

 A medida foi tomada com base no avanço da campanha de vacinação, que já traz resultados promissores

Foto: Reprodução/G1

05/10/2021
    Compartilhe:

Com a demanda menor, a secretaria municipal de saúde do Recife decidiu fechar todos os leitos de UTI e de enfermaria voltados exclusivamente ao tratamento da Covid-19. A medida foi tomada com base no avanço da campanha de vacinação, que já traz resultados promissores, a exemplo da diminuição da circulação do novo coronavírus e queda nos casos graves da doença.

Na capital, a rede de atendimento a pessoas infectadas que precisavam de internação se concentrava no Hospital Provisório do Recife, erguido em menos de 20 dias, no bairro de Santo Amaro. Com a redução gradativa dos casos graves de Covid ao longo da pandemia, em setembro a unidade, já sob gestão do governo de Pernambuco, fechou as portas.

Os doentes que precisavam de leitos de terapia intensiva e de enfermaria também eram levados para o Hospital da Mulher e Hospital do Idoso. Ambos retiraram os leitos dedicados à Covid e voltaram a atender integralmente seu público-alvo. 

A cidade tem agora 21 salas vermelhas e 48 leitos de observação voltados a quadros respiratórios. Sendo assim, o morador que apresentar sintoma de síndrome respiratória aguda grave e buscar atendimento no SUS, terá que recorrer a rede estadual de saúde, se precisar de um leito de UTI ou enfermaria para se tratar. Pelo último balanço da Central Estadual de Regulação Hospitalar, 48% dos leitos de terapia intensiva e 35% dos de enfermaria estão ocupados.

Em entrevista à CBN, Aristides Oliveira - secretário executivo de alta e média complexidade da secretaria municipal de saúde, disse que parte da estrutura montada para cuidar dos doentes da Covid, durante a fase mais aguda da pandemia, será reaproveitada nas unidades da própria rede. Já outros equipamentos específicos, como respiradores e ventiladores mecânicos, vão ficar guardados para o caso de um novo surto de Covid.

Confira as informações na reportagem de Samuel Santos, clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook