Denúncias tem sido reforçadas por candidatos de oposição a João Campos (PSB)
Foto: Marlon Diego/Prefeitura do Recife
Seis creches conveniadas à Prefeitura do Recife (PCR) foram notificadas pela falta de documentos necessários para a manutenção das atividades em 2025. A PCR solicitou, em ofícios datados de 5 de setembro de 2024, que as instituições regularizem certidões como alvarás de funcionamento e atestados de vistoria do Corpo de Bombeiros.
Foram notificadas as instituições: Associação Mulheres de Beirinha, em Areias; Clube de Mães Futuro do Amanhã, em San Martin; Centro Educacional Comunitário Redenção, na Campina do Barreto; Associação de Apoio à Educação e Assistência Social Nossa Senhora Aparecida, na Várzea; Escola Comunitária Centro Infantil do Chié, em Campo Grande; e Centro Comunitário Semente de um Novo Mundo, nos Torrões. Cerca de 781 alunos são atendidos por esses seis equipamentos - que agora tem 30 dias para regularizar a situação.
Cinco das seis unidades estão operando sem alvará de funcionamento ou protocolo de solicitação desse documento. O atestado de vistoria do Corpo de Bombeiros não foi encontrado em três creches. Já a unidade Centro Infantil do Chié, em Campo Grande, não possui o atestado de cumprimento de Normas Técnicas, laudo de engenheiro e de ocupação do prédio. Outros dois equipamentos apresentam problemas na digitação de nomes de funcionários nos documentos entregues à PCR.
Em nota, a Secretaria de Educação do Recife esclareceu que os ofícios enviados para as seis instituições conveniadas não estão relacionados às creches que foram recentemente citadas por candidatos durante o processo eleitoral, pois são estabelecimentos diferentes.
A pasta ainda informou que as creches citadas estão regularmente autorizadas a funcionar até 31 de dezembro de 2024, e as solicitações presentes nos ofícios fazem parte da rotina relacionada ao processo técnico de renovação da autorização para funcionamento a partir de 2025.
As solicitações foram assinadas pela Chefe de Divisão Gizelli Farias de Santana Correa, e pelo Gerente Geral de Gestão de Rede Glaydson da Silva Santiago. Desde 2023, as unidades, somadas, receberam cerca de R$ 7,5 milhões em repasses da Prefeitura do Recife.
A situação das creches tem sido constantemente abordada pelos candidatos de oposição à Frente Popular do Recife - liderada pelo PSB, partido do prefeito João Campos. As denúncias surgiram após apuração do site Marco Zero Conteúdo, que publicou as irregularidades.
Na terça (10), após ter a propaganda suspensa pela Justiça Eleitoral por um dia, por descumprimento de outras decisões, Gilson Machado (PL) voltou a criticar a gestão dos estabelecimentos conveniados na capital pernambucana.
O candidato destacou a ausência de alvarás de funcionamento em novo guia eleitoral, dizendo estar preocupado. Inclusive, Machado fez alusão às tragédias no CT Ninho do Urubu, no Rio de Janeiro, e da Boate Kiss, no Rio Grande do Sul - ocasionadas por incêndios nesses estabelecimentos, os quais também funcionavam com irregularidades nas documentações.
Ouça a nota do repórter Lucas Arruda no 'Play' acima
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/10/2024
Bombeiro militar é expulso da corporação por roubar extintor de incêndio de shopping
Furto ocorreu em março de 2023 no estacionamento do centro de compras
- Por REDAÇÃO
- 02/10/2024
MPPE agenda reunião com família da criança agredida em creche; escola também participa
O Ministério Público pretende ouvir as partes após a formalização da...
- Por REDAÇÃO
- 30/09/2024
Voto em trânsito não é permitido em eleições municipais, alerta TRE
Caso eleitor não esteja no local de votação, deverá justificar ausência
- Por REDAÇÃO
- 28/09/2024
Ciclista morre após colisão com motocicleta na Zona Norte do Recife
Ana Gabriela Sena de Barros, de 20 anos, estudava engenharia civil na...
- Por REDAÇÃO
- 27/09/2024
PCR anuncia que Hospital da Criança deve ser entregue até dezembro
Autoridades vistoriaram as obras nesta quinta-feira (27)
- Por REDAÇÃO
- 27/09/2024
Governo prevê restauração do Santuário do Morro da Conceição até as festividades
Além da governadora, o arcebispo Dom Paulo Jackson assinou o termo de...