Presídio de Itaquitinga passa a contar com projeto Remição de Pena pela Leitura
Cada obra lida pode gerar redução de 4 dias de pena para o reeducando

Foto: Divulgação SEAP
O Presídio de Itaquitinga, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, implantou o Projeto Remição de Pena pela Leitura. Neste primeiro ciclo, que teve início em julho, estão inscritas 60 pessoas privadas de liberdade. Com a novidade, todas as 24 unidades prisionais do Estado contam com a iniciativa educacional.
A cada obra lida, o reeducando poderá reduzir quatro dias na pena, a ser concedida pela vara de execução penal competente. As leituras são indicadas pela Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE). O projeto dá oportunidade às pessoas em regimes fechado, semiaberto, aberto ou em livramento condicional, sejam alfabetizadas ou não.
Após a leitura, são produzidos relatórios textuais ou relatos de escuta de leitura. A avaliação, realizada por um professor da SEE, segue critérios mínimos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), relacionados às habilidades de leitura e escrita. As pessoas não alfabetizadas podem relatar sua experiência ao professor de forma oral ou por meio de registros compatíveis com sua condição. No ano de 2023, quase 9.300 reeducandos participaram do projeto em Pernambuco.
Com apuração da repórter Taynã Olimpia.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Raquel Lyra assegura R$ 288 milhões para obras de infraestrutura em Pernambuco
Recursos foram garantidos por meio de contrato com a Caixa Econômica Federal...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Alepe aprova lei para ampliar acesso à Tarifa Social de Energia Elétrica no estado
A expectativa é que as famílias que atendem aos critérios legais sejam...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Nova tarifa social da Compesa começa a ser aplicada em Pernambuco
Por conta da nova medida, haverá um aumento de 10% na tarifa do restante da...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Governo de Pernambuco debate estratégias para reduzir violência contra mulher
Ocasião apresentou os altos índices de violência contra as mulheres em...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Deputados aprovam auxílio-creche de R$ 300 para desembargadores e servidores do TJPE
Tribunal aponta que o benefício foi instituído pelo CNJ em 2019
- Por REDAÇÃO
- 22/04/2025
Barragem de Jucazinho entra em colapso e compromete abastecimento de água em 11 cidades de Pernambuco
Com apenas 3,47% da capacidade, manancial no Agreste enfrenta falha...