Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cultura

Primeira das Américas, Sinagoga do Bairro do Recife pode se tornar patrimônio do Brasil

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

O documento que oficializa o processo de tombamento foi assinado com a presença da Federação Israelita de Pernambuco

O documento que oficializa o processo de tombamento foi assinado com a presença da Federação Israelita de Pernambuco

Foto: PCR

27/03/2024
    Compartilhe:

A Sinagoga Kahal Zur Israel, localizada na Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife, pode se tornar um patrimônio do Brasil. O templo, que atualmente funciona como museu e centro judaico, foi fundado no século 17, sendo a primeira sinagoga das Américas. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já iniciou o tombamento do espaço. O documento que oficializa o processo foi assinado com a presença da Federação Israelita de Pernambuco (Fipe). 

Na cerimônia, a presidente da Fipe, Sônita Sette, ressaltou que "a sinagoga é um espaço histórico repleto de um simbolismo que nos remete à reflexão sobre a paz, liberdade e o respeito à diversidade". 

A sinagoga Kahal Zur Israel é um dos principais pontos turísticos visitados no centro histórico da capital pernambucana. O espaço, criado após vários judeus refugiados virem ao Recife em busca de liberdade religiosa, esteve ativo de 1636 até 1657, mas ficou extinto durante anos, quando diversos judeus foram obrigados a deixarem o país. Nos anos 2000, o espaço foi reaberto e, hoje, funciona com exposições, documentos e artefatos históricos. 

Ouça a nota da repórter Aline Melo no 'Play' acima. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook