Professores da rede estadual paralisam atividades e realizam ato no Recife nesta terça
Os profissionais da educação em todo o Brasil reivindicam sobre a lei que reformula o Novo Ensino Médio, implantado em 2022

Foto: Divulgação/Sintepe
Professores da rede estadual de ensino de Pernambuco paralisam as atividades nesta terça-feira (19), por 24h, aderindo a uma mobilização nacional. No Recife, um ato público está marcado para às 14h, em frente à Assembleia Legislativa (Alepe). Outros protestos estão marcados para Caruaru, no Agreste, Palmares, na Mata Sul, e Petrolina, no Sertão do estado.
Os profissionais da educação em todo o Brasil reivindicam sobre a lei que reformula o Novo Ensino Médio, implantado em 2022. Segundo a categoria, em Pernambuco, os professores também se manifestam por pautas como a eleição direta para o cargo de diretor da rede estadual de ensino, o reajuste do piso salarial com repercussão na carreira e a convocação do cadastro de reserva no concurso público da educação.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) espera que, das 1050 escolas da rede estadual, cerca de 63% paralisem as atividades, mesmo índice registrado na paralisação realizada na última quarta-feira (13). Para o ato marcado em frente à Alepe, o sindicato também espera que uma comissão seja recebida pelo presidente da Casa, Álvaro Porto (PSDB).
Segundo Ivete Caetano, presidente do Sintepe, a categoria não se sente escutada pela Secretaria de Educação. A expectativa dos professores é que, na reunião marcada para o dia 26, o Governo apresente pautas como o reajuste do Piso Salarial do magistério, baseado em 3,62%, e atenda a solicitação de aumento em 3,69% da variação do orçamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).
"No ano passado, o Governo ignorou completamente todas as nossas pautas. Foi de 0% o reajuste na carreira. A gente espera que esse ano seja diferente! Que o Governo nos escute, muito mais do que ouvir, e que não se repita o que aconteceu ano passado", afirmou.
A reportagem da CBN Recife procurou a Secretaria de Educação de Pernambuco para saber quantas escolas devem ser afetadas pela paralisação, mas ainda não obteve respostas. Já a Secretaria de Administração informou que a reunião marcada para a próxima terça-feira (26) com a categoria está mantida. O Sindicato já apresentou a Pauta de Reivindicações da Campanha Salarial Educacional 2024 com 49 itens para debater nas negociações com o Governo.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 05/08/2025
IFPE abre concurso com 100 vagas para professores e salário de até R$ 13 mil
Seleção terá três etapas e será a primeira a adotar as novas regras de...
- Por REDAÇÃO
- 04/08/2025
Estudante do SESI Vasco da Gama é aprovada em 11 universidades norte-americanas
À CBN Recife, Karoline contou que sempre teve o desejo de estudar fora do...
- Por REDAÇÃO
- 04/08/2025
UPE regulamenta atividades acadêmicas em dias de chuva intensa e situações emergenciais
Normativa define procedimentos para manter atividades acadêmicas e garantir...
- Por REDAÇÃO
- 04/08/2025
Estudantes da Rede Municipal do Recife participam de torneio de robótica na China
Os alunos serão os únicos do Brasil que são da rede municipal de de ensino...
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Governo de Pernambuco abre licitação para construção de escola indígena em Águas Belas, no Agreste
A nova unidade de ensino atenderá a cerca de 400 estudantes