O TSE aprovou um conjunto de regras para regular a utilização da Inteligência Artificial (IA) nas propagandas eleitorais
Foto: Reprodução / G1
A veiculação das propagandas eleitorais para as eleições municipais de outubro estarão liberadas a partir da próxima sexta-feira (16), marcando um pleito inédito no Brasil com o uso crescente de tecnologias de inteligência artificial (IA). Essa será a primeira eleição diretamente impactada por essas novas ferramentas, capazes de gerar imagens e sons sintéticos quase indistinguíveis da realidade.
Em resposta à ausência de legislação específica sobre IA no país, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou recentemente um conjunto de regras para regular a utilização dessa tecnologia nas propagandas eleitorais. Entre as novas exigências, está a obrigatoriedade de alertar os eleitores sobre o uso de "conteúdo sintético multimídia" gerado por IA em qualquer modalidade de propaganda.
Nas propagandas de rádio, por exemplo, a presença de sons criados por IA deve ser informada ao ouvinte antes da transmissão. Imagens estáticas precisam conter uma marca d'água identificando seu caráter sintético, enquanto vídeos devem combinar o aviso prévio com a marca d'água. Em materiais impressos, o alerta deve constar em cada página que utilize imagens geradas por IA.
A resolução do TSE também prevê sanções severas para quem descumprir as normas, incluindo a retirada da propaganda do ar, por ordem judicial ou por iniciativa dos provedores de comunicação. Além disso, a produção e divulgação de deep fakes, com o intuito de prejudicar ou favorecer candidaturas, está explicitamente proibida, podendo levar à cassação do registro de candidatura e à abertura de investigação por crime eleitoral.
O TSE destaca que, em casos de desinformação, a Justiça Eleitoral possui poder de polícia, podendo determinar a remoção do material em menos de 24 horas, caso considere a situação grave. As ordens de remoção podem ser direcionadas a plataformas de redes sociais, que são obrigadas a cumprir as determinações e informar à Justiça Eleitoral.
Para mais informações sobre as regras das propagandas eleitorais, os interessados podem acessar a resolução completa no portal do TSE.
Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 03/10/2024
João Campos participa de debate na TV Globo nesta quinta-feira
Confira a agenda do candidato João Campos (PSB) nesta quinta-feira (6)
- Por REDAÇÃO
- 03/10/2024
Confira a agenda de campanha da candidata Ludmila Outtes desta quinta-feira
No fim da tarde, às 17h, haverá uma panfletagem na Rua da Aurora, em frente...
- Por REDAÇÃO
- 03/10/2024
TRE-PE inicia transporte de urnas para o primeiro turno das eleições
Os equipamentos serão distribuídos por 383 caminhões e vans para 3.330...
- Por REDAÇÃO
- 03/10/2024
Bolsonaro grava vídeo em apoio a Gilson Machado e amplia racha com o PL em Pernambuco
A relação de Gilson Machado com o diretório nacional do PL também está...
- Por REDAÇÃO
- 03/10/2024
Tecio Teles destaca necessidade de investir na geração de emprego para Recife
O candidato criticou a posição do Recife como a 2ª maior capital do Brasil...
- Por REDAÇÃO
- 03/10/2024
Em visita ao Ibura, Daniel Coelho propõe biorrefinarias para reciclagem de lixo no Recife
Candidato ainda denunciou falta de política ambiental eficaz em Recife