
Raquel visita vítimas de incidentes com tubarão no HR e anuncia medidas que serão adotadas no Estado
A gestão do Cemit será transferida para a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e as pesquisas junto às universidades federais em Pernambuco serão retomadas

Foto: Reprodução/Hesíodo Góes/Secom
A Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), visitou, na noite desta segunda-feira, 06, as vítimas dos incidentes com tubarão, ocorridos neste início de semana. A chefe do Executivo estadual foi até o Hospital da Restauração, unidade de saúde referência em trauma, localizada na capital pernambucana, para conversar com os adolescentes de 14 e 15 anos e prestar solidariedade às famílias.
Na ocasião, Raquel anunciou medidas que serão tomadas pelo Governo do Estado para que sejam evitados novos incidentes.
Entre as ações anunciadas, está a transferência da gestão do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), e também o restabelecimento das pesquisas de mapeamento e monitoramento de tubarões nas praias urbanas da Região Metropolitana do Recife, que estão paralisadas há quase 10 anos.
Nesta terça-feira, 07, às 14h, a Governadora se reúne com os prefeitos da Região Metropolitana do Recife para tratar da prevenção desses incidentes.
Os dois episódios deste domingo e segunda ocorreram na mesma praia, em Piedade, em pontos localizados a cerca de 500 metros um do outro. Kaylane Timóteo Freitas, de 15 anos, teve o braço esquerdo arrancado durante a ação do animal marinho. E o garoto de 14 anos precisou ter a perna direita amputada.
Com o caso de segunda, Pernambuco totaliza agora em 77 o número de pessoas vítimas de mordidas de tubarão, desde o início da contagem em 1992. Neste ano, já foram registrados três incidentes, que aconteceram em menos de 15 dias, sendo dois deles em área terminantemente proibida para banho de mar e outras atividades náuticas.
Já a área onde ocorreu o mais recente incidente não tem o banho proibido ou placas de sinalização que impeçam a entrada de banhistas no mar, mas está dentro trecho de 36km, que compreende da Praia do Bairro Novo, em Olinda, até o Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, onde há risco de incidentes com o animal marinho.
Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 22/03/2023
Lula e Raquel Lyra assinam acordo que encerra disputa por Fernando de Noronha; Pernambuco e União farão gestão compartilhada
O acordo põe um fim na disputa judicial promovida pelo ex-presidente Jair...
- Por REDAÇÃO
- 22/03/2023
Assembleia Legislativa de Pernambuco elege Comissão de Ética e Ouvidor Geral
Entre as novidades, está a nova comissão especial que atuará no combate à...
- Por REDAÇÃO
- 21/03/2023
"Foi uma sátira", afirma Joel da Harpa, após afirmar em vídeo que detentos fossem levados para praias com incidentes com tubarão
As imagens que foram veiculadas no story do Instagram do parlamentar geraram...
- Por REDAÇÃO
- 21/03/2023
Dia Internacional da Síndrome de Down: pessoas com trissomia do cromossomo 21 podem e têm o direito de votar
Dos mais de 155 milhões de pessoas aptas a votarem no último pleito, menos...
- Por REDAÇÃO
- 21/03/2023
Mais de 200 famílias estão desalojadas após fortes chuvas no Agreste
O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco informou que fez o resgate de 54...
- Por REDAÇÃO
- 21/03/2023
Em encontro com ministro Jader Filho, Raquel Lyra aponta obras paralisadas de habitações em Pernambuco
A atual gestão estima que, neste momento, há cerca de mais de 10 mil...