Em testes desde o início do ano, o real digital deve estar disponível para a população só no fim de 2024

Foto: Agência Brasil
Segundo o Banco Central, a nova moeda virtual que equivalerá ao dinheiro em circulação, o real digital, se chamará Drex. O nome foi confirmado pelo economista do Banco Central Fabio Araujo, coordenador da iniciativa.
Em testes desde o início do ano, o real digital deve estar disponível para a população só no fim de 2024. Em março, o BC escolheu a plataforma a ser usada nas transações. Nos últimos meses, a autoridade monetária habilitou 16 consórcios para desenvolverem ferramentas e instrumentos financeiros que serão testados no novo sistema. Aristides Cavalcante chefe do escritório de inovação e segurança cibernética do Banco Central, detalha a operação.
Os ativos a serem usados no projeto piloto serão: depósitos de contas de reservas bancárias, de contas de liquidação e da conta única do Tesouro Nacional; depósitos bancários à vista; contas de pagamento de instituições de pagamento; e títulos públicos federais. Os testes serão feitos em etapas, com as transações simuladas com títulos do Tesouro Nacional sendo feitas apenas em fevereiro de 2024.
Ouça a matéria da repórter Ana Júlia Duarte clicando no play acima
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 26/09/2023
Dia Sem Imposto: FIEPE promove evento para discutir a elevada carga tributária do país
O encontro será realizado na sede da entidade, e vai contar com exposição...
- Por REDAÇÃO
- 25/09/2023
Mercado aumenta para 2,92% projeção de crescimento da economia em 2023
A previsão de alta se repete pela quinta semana consecutiva
- Por REDAÇÃO
- 25/09/2023
Tesouro Direto vai sortear até R$ 50 mil a investidores de título Educa+
O Tesouro Nacional afirmou que o objetivo da iniciativa é estimular a...
- Por REDAÇÃO
- 24/09/2023
INSS vai ligar para segurado antecipar perícia médica a partir da segunda (25)
A iniciativa visa antecipar o benefício por meio do Atestmed e assim...
- Por REDAÇÃO
- 23/09/2023
Mega-Sena paga prêmio de R$ 40 milhões neste sábado
Para apostar na Mega Sena é necessário ter 18 anos ou mais
- Por REDAÇÃO
- 22/09/2023
Mais de 1,3 milhão de contribuintes caíram na malha fina do IR 2023
A consulta ao quinto lote pode ser feita a partir de hoje, nos portais da...