Em testes desde o início do ano, o real digital deve estar disponível para a população só no fim de 2024

Foto: Agência Brasil
Segundo o Banco Central, a nova moeda virtual que equivalerá ao dinheiro em circulação, o real digital, se chamará Drex. O nome foi confirmado pelo economista do Banco Central Fabio Araujo, coordenador da iniciativa.
Em testes desde o início do ano, o real digital deve estar disponível para a população só no fim de 2024. Em março, o BC escolheu a plataforma a ser usada nas transações. Nos últimos meses, a autoridade monetária habilitou 16 consórcios para desenvolverem ferramentas e instrumentos financeiros que serão testados no novo sistema. Aristides Cavalcante chefe do escritório de inovação e segurança cibernética do Banco Central, detalha a operação.
Os ativos a serem usados no projeto piloto serão: depósitos de contas de reservas bancárias, de contas de liquidação e da conta única do Tesouro Nacional; depósitos bancários à vista; contas de pagamento de instituições de pagamento; e títulos públicos federais. Os testes serão feitos em etapas, com as transações simuladas com títulos do Tesouro Nacional sendo feitas apenas em fevereiro de 2024.
Ouça a matéria da repórter Ana Júlia Duarte clicando no play acima
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 27/06/2025
Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012
Número de trabalhadores com carteira atinge recorde, diz IBGE
- Por REDAÇÃO
- 27/06/2025
BC: Juros do cartão de crédito sobem a 449,9% ao ano
Cheque especial e consignados reduzem percentuais cobrados
- Por REDAÇÃO
- 26/06/2025
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 40 milhões, nesta quinta-feira
Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília
- Por REDAÇÃO
- 25/06/2025
Rio São Francisco vai ganhar nova hidrovia para o transporte de cargas
A expectativa é de movimentar cinco milhões de toneladas
- Por REDAÇÃO
- 23/06/2025
ANS limita a 6,06% reajuste de planos individuais e familiares
Estimativa é de que 8,6 milhões de beneficiários sejam impactados
- Por REDAÇÃO
- 23/06/2025
Mercado prevê inflação de 5,24% e PIB de 2,21 em 2025
Focus projeta desvalorização do dólar, que fecharia o ano em R$ 5,72