A medida implicará em uma redução de 95% no valor da conta de luz das escolas e creches municipais.

Foto: Anátoli Pinho / PCR
A Prefeitura do Recife lançou o programa Escola Solar no Grau, ação com foco na geração de energia solar para as escolas e creches da Rede Municipal de Ensino da capital pernambucana. A medida implicará em uma redução de 95% no valor da conta de luz das escolas e creches municipais, gerando uma economia anual de aproximadamente R$4,5 milhões aos cofres públicos. Na primeira etapa do projeto, 40 unidades vão receber as placas de energia fotovoltaica. A energia gerada por essas unidades abastece não só elas mesmas, como também outras 54 unidades de ensino da Rede Municipal.
O programa prevê também o engajamento da comunidade escolar na implantação e conscientização sobre a importância da geração de energia limpa, conservação do meio ambiente, consumo consciente de energia e sustentabilidade. O Prefeito do Recife, João Campos, explica que o Escola Solar no Grau é um projeto de longo prazo e que também tem o objetivo de educar. “O investimento que é feito, em quatro anos no máximo, a gente tem o retorno dele. Mas a vantagem é que as placas duram 30 anos. Então vamos ter 25 anos onde vai ser de graça a geração de energia nas escolas. Eu pedi que a gente não fizesse uma única usina solar, mas que a gente espalhasse nas escolas para que os alunos pudessem ver a placa dentro da escola e acompanhar o processo de instalação”, explica.
O Programa Escola Solar no Grau contempla ainda uma segunda etapa que prevê a geração de energia solar para toda a rede de ensino do Recife através da implantação de uma usina de geração fotovoltaica de grande porte, como explica o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. “As escolas e creches também irão desenvolver estudos e projetos com foco no meio ambiente e sustentabilidade. Além disso, a implantação do projeto irá trazer benefícios econômicos e sociais com efeito na redução dos gastos com energia elétrica, valorizando as escolas e creches do município e agregando nos trabalhos pedagógicos com o objetivo de despertar a conscientização sobre sustentabilidade e toda a rede municipal”, detalha.
O Programa Escola Solar é parte da iniciativa Escola no Grau, que tem como objetivo melhorar a infraestrutura da rede municipal de ensino do Recife. Todo o projeto conta com um investimento de R$ 200 milhões até 2024.
Ouça a notícia com o repórter João Paulo Ribeiro, clicando no 'play' acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/07/2025
Jaboatão dos Guararapes registra sete deslizamentos de barreiras em um dia
Ocorrências aconteceram em cinco bairros diferentes; Defesa Civil confirmou...
- Por REDAÇÃO
- 01/07/2025
Rio Capibaribe atinge cota de alerta e acende sinal de atenção para três cidades da RMR
Recife, Camaragibe e São Lourenço da Mata podem enfrentar inundações;...
- Por REDAÇÃO
- 01/07/2025
Doze municípios de Pernambuco estão sob alerta de chuva com ‘perigo potencial’; confira
Inmet prevê precipitações de até 50 milímetros por dia no Agreste e na...
- Por REDAÇÃO
- 27/06/2025
Chuva intensa em Pernambuco: Inmet e Apac emitem alertas para esta sexta (27)
Previsão aponta risco de alagamentos e deslizamentos; aviso laranja é...
- Por REDAÇÃO
- 23/06/2025
Inmet alerta para risco de chuva acumulada em 44 cidades de Pernambuco
Previsão para Grande Recife e Zona da Mata indica até 50mm/dia com baixo...
- Por REDAÇÃO
- 19/06/2025
CEMIT alerta para risco de tubarões nas praias do Grande Recife durante o São João
Comitê recomenda evitar banho de mar em áreas de risco e reforça cuidados...