Relatório Fogo Cruzado revela aumento nos casos de violência contra a mulher
Fevereiro teve registro de seis vítimas de feminicídio ou tentativa

Foto: Reprodução/G1
Fevereiro foi um mês marcado pela violência contra as mulheres na Região Metropolitana do Recife. O segundo relatório mensal do Instituto Fogo Cruzado de 2025 revelou que, ao menos, 13 mulheres foram alvejadas por disparos de arma de fogo, resultando em quatro mortes e nove feridas. Dentre essas vítimas, seis sofreram feminicídio ou tentativa de feminicídio, das quais três conseguiram sobreviver. No mesmo período de 2024, não houve registros de feminicídios ou tentativas desse crime envolvendo armas de fogo.
Entre os casos registrados em fevereiro deste ano, um crime chamou atenção no dia 15, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife. Uma mulher foi baleada na cabeça, no abdômen e na perna dentro de um bar. Sua amiga, de 32 anos, foi atingida no rosto, enquanto outra mulher foi ferida na perna direita. O autor dos disparos, ex-marido de uma das vítimas, usava tornozeleira eletrônica devido a uma medida protetiva concedida à ex-companheira, após um histórico de ameaças e perseguições.
No total, a Região Metropolitana do Recife registrou 125 tiroteios ao longo de fevereiro, uma redução de 34% em relação ao mesmo mês de 2024, quando foram contabilizados 188 tiroteios.
Desses 125 confrontos armados, 98% resultaram em vítimas. Ao todo, 154 pessoas foram baleadas, sendo 106 mortas e 48 feridas. Comparando com fevereiro de 2024, quando 209 pessoas foram atingidas (135 morreram e 74 ficaram feridas), houve uma queda de 21% no número de óbitos e de 35% no total de feridos.
Em relação a janeiro deste ano, que registrou 126 tiroteios e 143 vítimas (120 mortes e 23 feridos), fevereiro manteve um patamar semelhante de confrontos, mas apresentou uma redução de 12% no número de mortes e um aumento de 109% no total de feridos.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Homem é preso em flagrante por decapitar coruja e beber sangue do animal em Goiana
Outro suspeito também está envolvido em maus-tratos
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Grupo responsável por chacina em São João, no Agreste de Pernambuco, vai a júri popular
Cinco homens são acusados pelo assassinato de quatro adultos e um bebê
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Homem suspeito de matar criança de 4 anos com bala perdida, no Recife, é preso pela Polícia Civil
O crime aconteceu no bairro de Água Fria, na Zona Norte, um dia antes do...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
PRF inicia Operação Dia do Trabalho em Pernambuco com foco na segurança viária
Fiscalizações serão reforçadas até domingo para coibir imprudências no...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Segurança é assassinado a facadas em loja invadida por criminosos em Igarassu
Funcionário do estabelecimento fica ferido
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Mulher é presa após roubar estabelecimento comercial em Boa Viagem, no Recife
A suspeita vive em situação de rua no centro da cidade