Carregando

29/08/2023

A declaração contrapõe afirmações feitas pelo Grande Recife Consórcio

Foto: via G1

O Sindicato dos Rodoviários se posicionou sobre a denúncia da retirada de 200 ônibus da frota que atende o Recife e Região Metropolitana. Em nota de repúdio, eles pontuam que: "Tal medida, unilateralmente decidida pelo Grande Recife, servirá apenas para agravar o já caótico sistema de transporte público de passageiros."

De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), a redução, de fato, ocorreu mas "sem o comprometimento do serviço". O que os rodoviários questionam, afirmando que as "explicações dadas pelo Grande Recife se contrapõem a realidade dura vivida tanto por usuários, quanto pelas trabalhadoras e trabalhadores do transporte."

Ainda no pronunciamento, que foi divulgado nesta segunda-feira, o Sindicato dos Rodoviários denuncia que o "sistema que transporta mais de 1,8 milhão de pessoas por dia, até hoje não colocou o contingente de ônibus pré-pandemia para rodar e para piorar ainda extinguiu linhas e reduziu horários". A categoria ainda convida toda a população para um ato na porta do Grande Recife, no Cais de Santa Rita, que será realizado nesta quinta-feira, às 7h.

Sobre a redução da frota, uma investigação já está em andamento pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e se soma às mais de cem outras em andamento ou concluídas relacionadas ao transporte público coletivo.

Ouça nota da repórter Taynã Olimpia no play acima.