Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Saúde anuncia compra de insulina em meio à risco de desabastecimento

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

De acordo com a pasta, o quantitativo é o suficiente para o tratamento de mais de 67 mil pacientes

De acordo com a pasta, o quantitativo é o suficiente para o tratamento de mais de 67 mil pacientes

Foto: Reprodução/G1

15/05/2023
    Compartilhe:

O Ministério da Saúde comunicou, nesta segunda-feira (15), a assinatura de um contrato de aquisição emergencial de 1,3 milhão de unidades de insulina análoga de ação rápida (molécula asparte) para reabastecer a rede do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Segundo a pasta, o quantitativo é  suficiente para tratar mais de 67 mil pacientes. Porém, a previsão é que a primeira entrega seja feita até o dia 9 de julho.

O Ministério também cita, em nota, que há uma “dificuldade de aquisição” da insulina análoga de ação rápida, indicada para o tratamento do diabetes mellitus tipo 1.

Já as insulinas regulares mais consumidas, para pacientes com diabetes tipo 2 e demais tipos, estão com “estoque adequado”. 

Também foi informado que a pasta vai remanejar os estoques existentes entre os estados e autorizar as compras pelas Secretarias Estaduais de Saúde com ressarcimento por parte do Governo Federal.

“A expectativa, a partir do diálogo constante com as secretarias estaduais de saúde e monitoramento intenso por parte do ministério em parceria com o Conass [Conselho Nacional de Secretários de Saúde], é que seja possível manter o abastecimento igualitário na rede SUS até o início de junho a partir do remanejamento entre os entes federados. Além disso, o Ministério da Saúde vem ressarcindo os estados que possuem pauta vigente para aquisição direta do fármaco.”


Ouça a notícia com a repórter Lara Sá, clicando no 'play' acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook