Secretaria de Cultura de Pernambuco amplia prazo de inscrição do primeiro Censo Cultural do Estado
Objetivo é garantir maior participação e representatividade de todas as regiões pernambucanas

Foto: Brenda Alcântara/PCR
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e da Fundarpe, anunciou a prorrogação do prazo de inscrição para o primeiro Censo Cultural de Pernambuco. Agora, os interessados terão até outubro de 2025 para participar. A pesquisa tem como objetivo mapear a produção cultural do estado, levantando dados socioeconômicos sobre agentes e equipamentos culturais. A iniciativa conta com o apoio do Sebrae e da Fundação Joaquim Nabuco, além da parceria com as secretarias municipais de cultura.
Inicialmente previsto para encerrar em abril deste ano, o prazo foi estendido para garantir maior participação e representatividade de fazedores de cultura de todas as regiões pernambucanas.
Para Manuella Oliveira, coordenadora do Observatório de Indicadores Culturais da Secult-PE, “a decisão de estender o período de mapeamento atende a uma demanda do setor cultural, assegurando que artistas, coletivos, grupos e instituições tenham mais tempo para registrar suas informações. Com isso, buscamos ampliar o alcance do Censo, fortalecendo a construção de políticas públicas mais justas e eficazes para o desenvolvimento cultural do Estado. Convidamos todos os agentes culturais a participarem desse processo fundamental para a valorização e reconhecimento da diversidade cultural de Pernambuco”.
A coleta de informações está sendo realizada por meio da plataforma Mapa Cultural de Pernambuco, onde os interessados podem preencher um formulário na aba “Oportunidades” de maneira prática. Para aqueles que precisarem de auxílio, o censo também pode ser preenchido nas Salas do Empreendedor do Sebrae, presentes em diversos municípios do estado, com o suporte de profissionais capacitados.
São disponibilizados dois tipos de formulários: um voltado para agentes culturais e outro para equipamentos culturais. As linguagens artísticas contempladas incluem artesanato, artes circenses, dança, teatro, artes visuais, audiovisual, cultura popular, design, fotografia, gastronomia, música, museus, literatura, moda, ópera, patrimônio e técnicos da cultura. No caso dos equipamentos culturais, o levantamento abrange museus, teatros, salas de cinema, espaços de formação em artes circenses e galerias de arte.
O Censo Cultural de Pernambuco ficará disponível até outubro de 2025 pelo site mapacultural.pe.gov.br/oportunidades. Os resultados serão divulgados em um relatório detalhado, apresentando indicadores culturais por município, além de um dashboard interativo com dados gerais da cultura do estado, organizados por linguagens artísticas e tipos de equipamentos.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/04/2025
São João de Carpina tem programação anunciada com Luan Santana, João Gomes e Alok
No polo principal, serão 7 dias de festa
- Por REDAÇÃO
- 16/04/2025
Museu Espaço Ciência abre durante feriado da Semana Santa com entrada gratuita
Atividades interativas e exposições sobre ciência estarão disponíveis...
- Por REDAÇÃO
- 14/04/2025
Orquestra Sinfônica do Recife fará apresentações nesta terça e quarta-feira no Teatro de Santa Isabel
Programação musical será gratuita e terá início sempre às 20h
- Por REDAÇÃO
- 14/04/2025
Júlio Andrade será homenageado com Calunga de Ouro no Cine PE 2025
Ator e diretor receberá reconhecimento por sua trajetória no audiovisual...
- Por REDAÇÃO
- 14/04/2025
Câmara dos Deputados terá exposição do artista pernambucano J. Borges em Brasília
Exposição será entre 23 de abril e 6 de junho
- Por REDAÇÃO
- 10/04/2025
Edital de ocupação do Teatro Arraial Ariano Suassuna abre inscrições na próxima segunda-feira
Convocatória selecionará oito espetáculos com premiação de até R$ 10...